sábado, 12 de setembro de 2015

Os produtores e o elenco de The Walking Dead explicam como eles tentam evitar os spoilers


Espectadores e fãs fervorosos dos quadrinhos estão famintos por spoilers quanto os zumbis da série por carne humana. Isso coloca uma pressão a mais na série de TV número 1 (entre adultos até 50 anos) para não só apresentar histórias impactantes, mas também para manter os grandes segredos, o que pode ser desafiador dado que grande parte da série se passa em cenários externos e é gravada nas áreas rurais de Georgia.

“Nós gostamos de preservar a história para a audiência,” disse o showrunner Scott M. Gimple. “Com o advento dos drones tudo virou um jogo de gato e rato ao ponto que queremos a segurança de nossos atores tanto dentro dos sets quanto fora, quando estão nas ruas.”

Mas isso não significa que os produtores e estrelas da série não tenham alguns truques na manga para garantir que pontos chave do enredo não vazem para os que fogem com medo de spoilers.

“Às vezes as pessoas tem que estar cobertas – porque você consegue presumir algumas histórias baseado no que um personagem está vestindo ou em sua maquiagem – então, nesse caso, nós fazemos o que é possível para proteger a história,” disse a atriz Sonequa Martin-Green (Sasha). “Não que a gente queria tornar vilões aqueles que tentam encontrar segredos, a gente só quer garantir que a história fique intacta para o público.”

O ator Steven Yeun – que está na série desde seu início – já se acostumou a falar de spoilers uma vez que seu personagem, Glenn, é assunto de um possível desfecho para essa temporada, dado o que acontece com o personagem nos quadrinhos.

“Tenho lutado muito com isso na verdade; às vezes eu fico perturbado. Não é só porque é chato – é mais porque eu quero que os fãs [aqueles que tentam ver o que acontece nos set] tenham a experiência de ver melhor o que estamos construindo,” ele disse. “Para qualquer um que pensa que vivemos um tipo de situação glamourosa com o que fazemos todos os dias, eu afirmo que não é. É isso que me abastece como ator e por isso que amo a série. Não é uma série de aparência.”

É claro, The Walking Dead já teve casos de vazamento de informação que não tiveram a ver com os fãs que tentam espiar Andrew Lincoln (Rick) e companhia. Um anúncio no site do AMC promovendo a segunda temporada mostrou a morte de Shane (Jon Bernthal) que até então não havia sido exibida, e mais recentemente o destino de Beth (Emily Kinney) foi arruinado no Facebook com uma foto postada pela página oficial da série antes do episódio ser exibido na costa oeste dos EUA e no restante do mundo.

“Nós sabemos dos casos famosos de vazamento online de episódios inteiros bem antes das datas de exibição e o que descobrimos é que existem algumas pessoas fanáticas que procuram qualquer tipo de spoiler, mas a maioria deles apenas quer aproveitá-los de forma que permitam discutir e dialogar com outras pessoas que também gostam disso,” disse o produtor executivo Dave Alpert. “Por fim, nós tentamos prevenir os vazamentos porque é bom para a história sair como ela deve sair, mas se é de outra forma que você quer aproveitar a série então vá em frente.”

Além disso, os produtores também passaram a escrever roteiros fictícios para as audições dos atores, como muitas estrelas da série já falaram.

“Os roteiristas e eu escrevemos provavelmente três ou quatro enredos de séries de TV falsas,” disse Gimple. “Material esse pelo qual me orgulho muito – acho que foi muito bem escrito! Algumas coisas gosto tanto que penso ‘Cara, eu quero ver essa série’. Esse material provavelmente nunca vai ser visto. É apenas para contratar atores.”

Uma vez que é impossível proteger totalmente a série – Martin-Green disse que muitos dos fãs ficam em seus próprios arbustos com enormes lentes em suas câmeras – o elenco e os produtores veem esse esforço para conseguir informações da série antes dela ir ao ar como um elogio.

“Se nós estivéssemos com 100 pessoas que assistem nossa série, 98 delas não são do tipo que ficam na internet procurando pistas,” afirmou Michael Cudlitz (Abraham). “É ótimo. Isso dá assunto para eles conversarem e especularem sobre. Quase 100% do tempo eles estão errados sobre detalhes, mas eles não deixam o assunto morrer. É completamente um elogio.”

The Walking Dead irá retornar com a sexta temporada no dia 11 de outubro de 2015 na AMC e no dia 12 de outubro de 2015 FOX Brasil. Confira o trailer oficial da temporada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário