segunda-feira, 29 de junho de 2015

The Walking Dead - O Caminho da Liderança: Rick VS Shane


Desde o início de The Walking Dead, Rick sempre deixou claro que nunca quis ser um líder. Mas se viu forçado, em diversas situações. Ao longo do tempo, os desafios que foi obrigado a enfrentar moldaram sua capacidade de liderança.

Nesta série de artigos vamos analisar a fundo estes principais momentos, começando pelas desavenças com seu antigo melhor amigo, Shane Walsh.

O primeiro a perder a razão


Rick nas primeiras duas temporadas da série era apenas um homem que procurava sua família. Ele não deseja para si nada mais do que defender Lori e Carl dos perigos de um mundo que simplesmente virou um caos.

O que o marido de Lori acabou conseguindo foi um grupo que passou a confiar nele. E a cada momento que ele se via obrigado a defender sua família, indiretamente acabava defendendo o grupo também. Rick, até então, em momento algum havia se proclamado líder do “bando”.

Mas Shane enxergou muito bem que a cada dia perdia sua liderança para o nosso querido Xerifão, e o pior, a mulher que desejava para si. Passou a vê-lo como uma ameaça para tudo o que almejava, e nesse momento passávamos a ver um Shane completamente instável.

Shane enlouqueceu


Enlouqueceu no momento em que entrou em uma guerra contra Rick medindo forças. Podemos ver algo similar em certos bandos de animais, quando o macho Alfa perde sua posição para um outro e acaba abandonando o grupo ou se isolando pela perda da posição e credibilidade. Muitas vezes, esse mesmo macho com o passar do tempo volta para desafiar aquele que o destronou.

Vejo Shane como o protótipo de um futuro Governador, a partir do momento que ele sugere que o grupo poderia tomar a fazenda para si caso Hershel não voltasse atrás em sua ideia de expulsá-los. Mas não apenas por isso…

Shane surtou simplesmente por causa de suas perdas. Matou Otis, ameaçou Dale e apontou uma arma para Rick, seu suposto melhor amigo. Até mesmo sua mais bela ação, que foi acabar com os zumbis do celeiro, não foi executada de forma heroica visando o bem estar do todos. Shane se utilizou desse pretexto para afrontar Rick, dividir o grupo e tentar reconquistar sua posição.

Rick está se tornando um Shane?


Não consigo comparar Shane ao atual Rick. Pois nem em seus piores momentos Rick fez algo que prejudicasse seu próprio grupo. Atualmente eles estão em Alexandria, que é um local novo e pacifico. Ou seja, algo completamente surreal para quem ele é agora.

Relembrando o que passaram em Terminus, com Rick não estando em um de seus melhores momentos, suas ações não tão sensatas são completamente justificáveis. Ele ainda não acolheu os moradores de Alexandria como membros de seu grupo, e é nítido o medo que ele tem de estar falhando com seus companheiros.

Independente de Rick pensar em tomar Alexandria e ter matado Pete, as razões e motivos que controlam Shane e Rick sempre foram completamente diferentes. Não acredito que um homem que é capaz de tentar matar seu companheiro e melhor amigo por motivos mesquinhos possa ser comparado a um que se importa acima de tudo a manter a salvo os seus. E se ele matou Pete por estar interessado em uma mulher que apanhava sempre do marido…

Obrigada Rick, o mundo em que você vive já está muito decadente para ainda terem que aturar esses tipos de trastes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário