domingo, 28 de junho de 2015

HQ The Walking Dead: Por que Negan não é um vilão


ATENÇÃO: Este artigo contém spoilers dos quadrinhos e é a opinião de fãs, não refletindo a opinião do site.

Você acha que Negan é um super vilão cruel e o odeia pela morte do Glenn e por tudo o que ele fez com Rick e Alexandria?

Acha que ele foi pior que o Governador? O principal antagonista da história? Tudo bem, é o consenso geral. Mas, ao contrário do Governador, o antigo líder dos Salvadores permite um pouco mais de análise…

Mexendo com o seu emocional


Para começar, eu me pergunto se você teria a mesma visão sobre o Negan e o odiaria tanto se ele tivesse matado o Kenny no lugar do Glenn. Você não o conhece? Nem eu. Kenny seria aquele personagem que só serve para uma única coisa: Morrer. Não possui nenhuma função a mais na trama.

A entrada de Negan foi impactante justamente para nos deixar revoltados e com ódio imediato. Foi um espetáculo revoltante, uma cena crua e dura de se ver. Você não queria que Glenn morresse e nem esperava por isso! E assim o Coreano bacana partiu. Porém, ele não era um “Kenny”, você o conhecia. Mas por que a morte de Glenn seria mais importante do que a de Kenny? Kirkman é um gênio e conseguiu exatamente o que queria.

O outro lado


Voltando um pouco no tempo, quantos Salvadores Rick e seu grupo mataram antes de Glenn morrer? Não importa, pois eles não eram do grupo de Rick, e você não os conhecia! Mas eram parte de algo! Mesmo tentando roubar o que o grupo de Rick possuía, releve que eles era parte de outro grupo. E como parte de um grupo, eram valiosos para outros sobreviventes.

Mas o importante é que Negan matou Glenn, né? Também não importa as circunstâncias, ou como toda a historia começou errada.

Erros e mais erros


Deixo bem claro aqui que amo de paixão o nosso xerifão, mas Rick foi precipitado a partir do momento em que não buscou saber mais a fundo com quem estava lidando.

Encarou os Salvadores apenas como uma ameaça irrelevante, ao ponto de desafiar por mensagem um líder que não conhecia. E isso foi como um convite, Rick pagou para ver em um típico ato de “quem pode mais”. Ao meu ver foi excesso de confiança, ou ele estava enferrujado.

A resposta de Negan


Negan perdeu vários Kennys para Rick e foi desafiado diretamente a fazer alguma coisa. Então, obviamente ele fez. Quem já foi ou é chefe, sabe muito bem que muitas vezes somos obrigados a tomar atitudes que não desejamos, seja para afirmar sua liderança, para manter a ordem ou porque os liderados esperam uma atitude de você. Rick já fez coisas que não gostaria de ter feito. E se fosse o contrario, Rick também tomaria atitudes drásticas. Os Caçadores sabem disso.

Mas não estou dizendo que Negan não dormiu a noite quando matou Glenn, longe disso. O ponto é que Negan vive e respira o Apocalipse, se adaptando perfeitamente ao mundo que o rodeia! Ele não tem uma visão bonita do futuro, nem perspectivas de voltar a ser o que era. Já Rick deseja trazer de volta o passado, um pouco de civilidade e ordem. Uma visão mais evoluída, refinada e bonita.

Dividindo para conquistar!


Negan não é louco, burro e muito menos um personagem raso. Ele tem controle emocional e sabe manipular a todos de forma tanto carismática quanto intimidadora. Em nenhum momento Negan me fez acreditar que ele realmente vê Lucille como algo vivo e pensante. Ele também não me convence de sua loucura com as besteiras que fala. Negan se faz assim por saber o quanto é fácil intimidar as pessoas se passando por um maluco imprevisível. Qualquer um teria medo de dar uma resposta errada para uma pessoa desequilibrada e perigosa.

Vemos como Negan é estrategista, manipulador e inteligente na conversa com Magna (edição 130). Ou quando ele diz que não quer transformar Rick em um mártir (edição 100). Ou ainda quando devolve Carl intacto a Alexandria (edição 107), quando mata Spencer (edição 111) e na última conversa que teve com Rick (edição 141).

Vimos o Santuário, que de todos os lugares até então é o que mais se assemelha a uma fortaleza, com um sistema de pontos e trabalhadores que nem de longe são soldados. E as pessoas vivem muito bem ali. Negan construiu algo que não condiz a um simples maluco que fala com um taco de Basebol.

Lideranças e suas decisões


Negan perdeu homens para Rick e tomou uma atitude. Rick perdeu um homem para os canibais e vimos o que aconteceu. Independente dos Canibais serem maus e Glenn ser um cara legal, vejo apenas dois líderes defendendo seus membros.

Negan extorquia outros grupos, e como eu já havia falado aqui ele se adaptou perfeitamente bem ao Apocalipse e passou a fazer parte dele, simplesmente levando a sério a lei natural que diz que o mais forte sobrevive e se impõe ao mais fraco, que a tendência é não sobreviver. Isso é cruel? SIM! Leões, lobos e vários animais se apropriam do território de bandos mais fracos… A diferença é que somos animais racionais – as vezes!

Imagine que você tem varias bocas para alimentar, onde uma lata de comida de cachorro é um luxo. E se você, como líder, pudesse extorquir suprimentos de outros grupos? Essa idéia não lhe ocorreria?

Já vi muitas pessoas dizendo que não pensaria duas vezes em ter que sujar as mãos e matar para manter seu grupo forte, unido e bem. E ao falar isso, você pode estar se candidatando a viver em Alexandria, Hilltop e também… no Santuário. Eu viveria em qualquer um desses, e pode apostar que o primeiro a me alimentar e me oferecer segurança, eu defenderia com unhas e dentes.

O harém de Negan


Já ouvi várias vezes: “Mas Negan tinha um harém e ‘roubava’ as mulheres dos outros”. O que eu vi foram mulheres por vontade própria buscavam Negan e os benefícios que ele oferecia. Elas não eram obrigadas, forçadas ou ameaçadas. Elas tinham plena consciência do que aconteceria caso traíssem o “acordo”.

Negan segurou o ferro, mas quem o empurrou contra a face dos homens, foram as mulheres que quebraram seus votos.

Afinal, o que é Negan


Não estou tentando transformar Negan em um santo. Apenas não o vejo como esse vilão cruel que tantos falam. O que vejo é alguém que simplesmente se adaptou ao apocalipse, aceitando a nova realidade. Do outro lado vejo Rick indo contra esta realidade e tentando buscar o que foi perdido – pelo menos uma parte. Essas duas visões se chocam drasticamente, mas as duas são válidas. E em um Apocalipse que virou tudo de cabeça para baixo, onde estar vivo já pode ser considerado um privilégio, a lei da sobrevivência pode nos forçar a caminhos que em um mundo normal seria um tanto questionável.

Não tenho uma visão romantizada das coisas. Se o ser humano pode ser extremamente egoísta mesmo sem a necessidade, imagine quando até as necessidades mais básicas são retiradas dele.

Claro que ninguém deseja ver aquilo que construiu ser tomado por outro. Não estou contra Alexandria e seu líder. Rick tinha todos os motivos do mundo para se voltar contra Negan. Qualquer um aqui vendo por esse lado faria alguma coisa.

Só acredito que nessa história existem vários lados a serem questionados. E, ao meu ver, ambos tem seus motivos e razões aceitáveis. É muito bonito e legal ser bom e correto dentro do conforto de sua casa com a geladeira cheia. Mas imagine-se lá, onde um prato de comida pode ser um forte motivo para alguém morrer.

O grande vilão de The Walking Dead foi o Governador. Ele sim era insano, tirano, falso líder, chutava cachorro, estuprava, era chato e mau humorado, não tinha carisma, adorava torturar e curtia pedofilia com zumbi. Um vilão completo que odiava e temia Rick por saber que este sim era um verdadeiro líder. Um Alfa legitimo. Mas que em minha opinião, não duraria 5 minutos nas mãos de Negan.

10 comentários:

  1. cara vc é um bosta li tudo e notei uma coisa vc é putinha do negan,e outra o mais engraçado de pessoas como vc é que fala tanta asneiras que dá até nojo de tanta babaquice,ainda bem que o diretor não está seguindo na ordem certa dos quadrinhos porque se estivesse a série perderia a graça igual a você um trouxa que acha que desejar a morte pra um personagem de peso por um personagem ditador igual a esse personagem sanguinário como um sobrevivente,falou bosta senta lá claudia !B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa , você que só falou babaquice.
      Que graça tem se não tiver riscos para os personagens ?
      Vai ver desenho animado vai !lá ninguém morre kkkkk

      Excluir
    2. Bem,sua opinião de merda está tão errada quanto vc tratou quem publicou o Post e quem tem nojo sou eu e nojo de vc seu bosta
      Se alguém viesse e matasse 5 pessoas conhecidas suas vc não mataria alguns amigos do assassino??
      Seu idiota de merda

      Excluir
  2. Não sejam Negam e Nem Rick, virem um zumbi e assistam a evolução da raça..

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Quanta agressividade, deixa o cara escrever o que quer assim como o escritor da hq e o do seriado fazem. O que importa é que ainda está interessante.

    ResponderExcluir
  5. Meu Deus! Os escritores da série copiaram o Negan das HQs da DC. Negan é o Coringa da HQ sem maquiagem. Mas ficou boa a adaptação. Poucos percebem a semelhança!

    ResponderExcluir
  6. Quer fazer a redação do ENEM pra mim? kkkkk Parabéns pelo texto. Pelo seu ponto de vista, até que a gente para pra analisar.

    ResponderExcluir