terça-feira, 7 de abril de 2015

O canal AMC moveu uma ação judicial contra a obtenção de spoilers de The Walking Dead


O canal AMC obteve em fevereiro uma ordem judicial que obrigou o Vimeo, um dos mais populares serviços de compartilhamento de vídeos na internet, a entregar os dados pessoais da conta do “The Spoiling Dead Fans”, página conhecida como o TSDF e pela divulgação de spoilers de The Walking Dead.

Com dezenas de milhões de telespectadores em todo o mundo, The Walking Dead, uma das mais populares séries de TV, acaba de terminar sua quinta temporada e somente agora foi divulgada a informação sobre a ação judicial que foi movida pelo canal contra a constante obtenção de spoilers.

Em comum com a maioria dos shows populares, The Walking Dead tem este dedicado grupo de seguidores, o TSDF, que está constantemente à procura de spoilers, tal como conseguir e divulgar com um mês de antecedência a morte da personagem Beth (Emily Kinney), retirando a grande surpresa da mid-season finale da quinta temporada da série.

Em fevereiro, um “saqueador amigo” da página conseguiu trinta e dois vídeos de cenas de episódios que ainda não haviam ido ao ar na TV e que foram publicados no Vimeo, divulgando informações privilegiadas sobre os episódios. O canal se mostrou insatisfeito com todo o material que foi publicado.

“A AMC diligentemente impõe seus direitos sobre The Walking Dead em todas as formas de mídia e legitimamente assume muito a sério sua responsabilidade pela proteção do material da série”, comunicou o canal a Vimeo, solicitando a retirada dos vídeos.

No final de fevereiro, a AMC não parou somente em um aviso de remoção. Poucos dias depois, os representantes do canal foram ao tribunal e foi concedida uma intimação em que o Vimeo era obrigado a entregar os endereços de e-mail associados com a conta TSDF, bem como os endereços IP. O Vimeo cumpriu com a notificação judicial e entregou o material solicitado ao canal.


É desconhecido se as informações foram o suficiente para identificar as pessoas que contribuíram para a obtenção dos materiais da quinta temporada da série e que foram divulgadas em vídeo e pela página do TSDF.

Por enquanto, o TSDF continua ativo por meio de seu próprio site e contas de mídia social, afirmando que continuará com o mesmo objetivo para a próxima temporada. Após a transmissão do último episódio da quinta temporada, o TSDF usou sua mídia social para agradecer às pessoas desconhecidas.

“Só queremos, novamente, agradecer à todos que fazem parte da nossa comunidade. Foi uma grande temporada e com alguns grandes membros! Não há nenhuma quantidade de “Obrigado” que poderíamos dar às nossas fontes por tudo que fizeram. Nós verdadeiramente apreciamos cada bit de informação que eles partilharam conosco ao longo da estação. Esperamos ter muitas temporadas mais cheias de spoilers dessas pessoas incríveis!”

Como a notícia da ação judicial movida pela AMC veio a público através do site “Torrent Freak”, sendo bastante comemorada e apoiada por alguns fãs da série, o TSDF se pronunciou através de sua mídia social.

“O artigo é bastante rigoroso e acontece que esta é uma notícia velha. A ação foi movida em fevereiro e isso foi cumprido pelo Vimeo por lei Federal. Nós nos comunicamos com um representante da AMC e do Vimeo a tempo de resolver o problema, que era sobre os trinta e dois vídeos que achamos que eram promos internacionais. Esse assunto está encerrado. Ninguém vai processar ninguém. Nada mudou, nossa página e nosso fórum não vão a qualquer lugar, exceto que será mais cuidadosa no futuro sobre vídeos que podemos carregar e que eles tenham sido sancionados pela AMC. Isso aconteceu, mas não vamos parar de divulgar os spoilers como é de costume aqui”.

Através da ação legal, a AMC quer evitar vazamentos semelhantes para a sexta temporada da série e afirma que irá proteger os seus direitos e que continua a analisar se isso vai ser alcançado através de uma ação legal.

O que você acha sobre o vazamento de spoilers – descrições completas e imagens dos episódios – antes do lançamento? Você é a favor ou contra? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

The Walking Dead irá retornar com a sexta temporada em outubro de 2015 na AMC e na FOX Brasil. O trailer da temporada, bem como a data oficial de lançamento, será divulgada durante a Comic Con de San Diego em julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário