sexta-feira, 27 de março de 2015

The Walking Dead S05E15: 5 coisas que você pode ter perdido em “Try”


Atenção! Este conteúdo contém SPOILERS dos quadrinhos originais e do décimo quinto episódio, S05E15 – Try, da quinta temporada de The Walking Dead. Caso ainda não tenha assistido ou lido, não continue. Você foi avisado!

Enquanto The Walking Dead navega rumo ao season finale, a quinta temporada provou mais uma vez que talvez seja a melhor da série até agora, com um incrível 15º episódio intitulado “Try” (Tentar).

Enquanto Deanna estava de luto por seu filho e o grupo por Noah, Nicholas teceu uma trama inacreditável sobre as circunstâncias em torno da morte de Aiden, colocando um enorme ponto de interrogação sobre o futuro do grupo em Alexandria. Nós vimos as pistas de um primeiro amor entre Carl e Enid, encontramos a arma desaparecida de Rick, e também passamos perto de encontrar o grupo por trás dos misteriosos zumbis com “W” (ou talvez “M”). Por fim, o episódio culminou em algo que todos nós queríamos ver: Pete levando uma merecida surra; mas também vimos mais do que esperávamos quando Rick, coberto de sangue, pareceu ter enlouquecido completamente.

Tinha muita coisa no pacote, e sabemos que The Walking Dead se tornou brilhante em esconder referências sutis e previsões, então confira essas 5 coisas que você pode ter perdido no episódio “Try”:

1. A teoria da janela quebrada foi testada até o limite


No episódio da semana passada, “Spend”, após a destruição da escultura de coruja de Jessie, Rick contou a ela sobre a teoria da janela quebrada, uma teoria criminológica que Rick descreveu simplesmente como:

“Se você mantém a janela intacta, você mantém a sociedade intacta…”

Bem, Rick realmente provou essa teoria quando a sociedade civilizada desabou sob a forma de uma briga entre o policial Rick e o babaca abusivo Pete, na qual os dois literalmente voaram pela janela.

A briga definitivamente parecia um tipo de luta selvagem animal, mais do que algo que deveria acontecer entre dois homens adultos civilizados. A briga também serviu para mostrar quão vulnerável é o equilíbrio nesta nova sociedade, na qual todas as regras precisam ser reescritas após um período de total turbulência. Esperamos que Alexandria consiga voltar ao normal, e não permaneça danificada por muito tempo.

2. Michonne fez um favor a Rick


Após a briga com Pete, Rick basicamente enlouqueceu. Por mais que ele definitivamente estivesse certo, parecia que Rick tinha saído da realidade enquanto soltava tudo aquilo que queria dizer sobre Alexandria. Depois que ele brandiu sua arma para Deanna, Michonne decidiu que as coisas já haviam passado dos limites e nocauteou Rick com uma pedrada na cabeça.

É fácil pensar que Michonne passou para o lado de Alexandria e se voltou contra Rick, mas eu acho que ela na verdade estava protegendo-o. Por mais que eu duvide que Rick realmente usaria a arma, e ache que ele só fez isso por táticas de choque, ele realmente parecia um louco delirante. Considerando que Rick e o grupo já estão agindo para tomar o controle da cidade e cuidar melhor dos cidadãos, discursar, delirar e brandir uma arma definitivamente não é melhor maneira de ganhar a confiança e o respeito das pessoas que você quer liderar. Rick tem muita sorte em ter Michonne, que mais uma vez provou ter se tornado a voz da razão para o grupo após a morte de Tyreese.

3. “Tudo que eu vejo é vermelho”


Você pode ter notado que um balão vermelho apareceu neste episódio. O balão, que depois descobrimos pertencer a Sam, serviu como um medidor visual para o estado de espírito de Rick durante o episódio. No começo ele estava flutuando calmamente, preso ao barquinho de brinquedo no lago, semelhante a como Rick estava controlando suas emoções e a situação com Pete. No entanto, na segunda vez em que vimos o balão ele estava sendo puxado por Sam, lutando para se libertar – e foi logo após essa cena que Rick perdeu o controle e voltou para a casa de Jessie e Pete, resultando na briga. A última aparição do balão foi quando Rick estava sufocando Pete, ele então olha para cima e percebe que o balão se soltou daquilo que o mantinha preso ao solo, da mesma forma como ele mesmo havia perdido noção da realidade.

O segundo significado do balão veio de um usuário do Reddit, que notou que a cor do balão, vermelho, era um tema recorrente na quinta temporada, e algo que remetia a Morgan.

De volta à terceira temporada, Morgan falou que tudo que via era vermelho, e como o usuário do Reddit notou, nós vimos muitas coisas vermelhas nesta temporada: o vagão onde o grupo foi mantido em Terminus, o facão de Rick, o “A” vermelho, muito sangue, tanto de inimigos quanto de pessoas queridas, e agora o balão vermelho.

Todos esperamos que Morgan reapareça antes do fim desta temporada, mas eu não posso evitar de pensar que talvez nós tenhamos visto ele rapidamente neste episódio, quando Daryl e Aaron viram a luz do acampamento de alguém. Infelizmente teremos que esperar para ver, mas com a crescente tensão em torno dos zumbis desfigurados com “W” ou “M” na testa, quem sabe que tipo de pessoa vamos encontrar?

4. Algumas ótimas cenas foram tiradas diretamente dos quadrinhos


Mostrando quão perto a série está se mantendo da matéria-prima original nesta temporada, uma parte considerável de “Try” foi praticamente tirada direto dos quadrinhos.

Toda a cena da briga era extremamente parecida com a edição 75 dos quadrinhos, começando com Rick conversando com Jessie antes de ser interrompido por Pete, até aquela incrível destruição da janela.

Mas as comparações não param aí: Rick brandindo sua arma para Deanna também foi bem parecido com os quadrinhos (ainda que o equivalente de Deanna nos quadrinhos seja um homem chamado Douglas), e finalmente a última cena, em que Michonne acerta o crânio de Rick com uma pedra (ou acerta suas ideias?), foi quase exatamente a mesma.

Com as fortes similaridades entre os quadrinhos e a série, será bem interessante ver se o finale da quinta temporada terá qualquer semelhança com as edições 76-78, que basicamente termina com Rick sendo nomeado líder de Alexandria depois que ele (e o resto do grupo) mostram grande habilidade e liderança durante um ataque de outro grupo. Esse seria o meu melhor palpite sobre o que vai acontecer no próximo episódio, especialmente depois das teorias de que os Lobos da TV são o equivalente de Derek e os saqueadores (scavengers) dos quadrinhos.

5. Rick está se transformando em Shane?


Nos últimos episódios o comportamento de Rick começou a se mostrar bastante semelhante ao de seu antigo melhor amigo, Shane, mas foi só no final de “Try” que pudemos verdadeiramente ver quão longe isso foi.

Todo o seu relacionamento com Jessie tem indícios do que Shane e Lori tiveram na primeira e segunda temporadas, sem mencionar que Shane deu uma surra em Ed, o marido abusivo de Carol, de forma bem semelhante ao que Rick fez com Pete. E finalmente, o que realmente tornou a transformação completa foi o discurso que Rick fez para Deanna, logo antes de ser nocauteado por Michonne. Como foi notado por um usuário do Reddit, o discurso de Rick tinha paralelos com o discurso que Shane fez na segunda temporada, logo antes de abrir as portas do celeiro.

Pessoalmente eu duvido que Rick vá para o lado negro como aconteceu com Shane. Quando Shane morreu ele já não dava valor à vida humana, e felizmente esse ainda não é o caso de Rick. No entanto, se ele não mudar logo, quem sabe o que pode acontecer.

Qual foi a sua parte favorita do episódio? Notou mais alguma coisa bacana? Deixe tudo nos comentários abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário