sexta-feira, 13 de março de 2015

The Walking Dead S05E13: 5 coisas que você pode ter perdido em “Forget”


O último episódio de The Walking Dead foi um daqueles que pegam leve nas mortes nojentas, mas pesado no desenvolvimento dos personagens. Ele também sinalizou o começo da construção do que promete ser, sem dúvida, um final de temporada incrível.

No episódio 13, “Forget”, nós vimos alguns personagens como Rick (Andrew Lincoln), Daryl (Norman Reedus) e Michonne (Danai Gurira) começarem a deixar seus passados para trás, enquanto outros como Sasha (Sonequa Martin-Green) ainda lutam para se adaptar. Por mais que “Forget” tenha sido mais focado nos personagens do que na ação, ainda tivemos algumas coisas sutis e incríveis, então aperte o cinto e dê uma olhada nas cinco coisas que você pode ter perdido no episódio 13:

1. O grande “A” vermelho


Na festa de boas vindas nós conhecemos alguns personagens novos, incluindo o filho de Jessie, Sam, que carimbou um grande A vermelho na mão de Rick enquanto Jessie dizia que agora Rick é “um de nós”. O uso de um A foi bem interessante, especialmente considerando a história da série e o titulo do episódio. Primeiramente, o A obviamente é referência a Alexandria, não há dúvida quanto a isso, mas havia outro lugar que também usava um A como símbolo para marcar grupos de pessoas – Terminus.


O vagão de trem onde Rick e o grupo ficaram presos estava marcado com um A (que também era o titulo do episódio 16 da quarta temporada), e quando o grupo estava dentro da igreja com os Termites-que-viraram-Caçadores do lado de fora, eles pintaram a parede da igreja do Padre Gabriel com a mesma letra. Pessoalmente, eu acho que este episódio era sobre Rick ver a letra sendo usada como uma forma positiva de marcar um grupo, e deixar o passado pra trás um pouco, o que também se encaixa no título do episódio, “Forget” (Esquecer).

A última coisa que o A poderia fazer referência é o livro de Nathaniel Hawthorne, A Letra Escarlate. Em A Letra Escarlate, a personagem principal é marcada como adúltera e forçada a usar um A vermelho em todas as suas roupas como humilhação. Poderiam os As de Rick e Jessie serem sinais de um potencial novo romance florescendo, apesar do marido de Jessie, Peter? O beijo na bochecha na festa foi certamente sugestivo, então quem sabe.

2. Muitas referências


Além da referência do A à quarta temporada e a Terminus, “Forget” certamente trouxe de volta outras memórias da série, particularmente associadas com a morte de membros do grupo.

– Nós fomos lembrados dos cavalos de Rick e Maggie quando o cavalo Buttons também chegou ao seu fim nas mãos de zumbis esfomeados, apesar dos esforços de Daryl e Aaron.

– Hershel teve seu momento quando Daryl, Eric e Aaron comeram espaguete no jantar, lembrança das terças de espaguete de Hershel.

– Merle foi lembrado quando Aaron deu uma nova moto a Daryl.

– Houve uma alusão a Tyreese quando Michonne usou um martelo para pendurar sua katana.

– Bob veio à mente com uma escolha infeliz de palavras, quando Olivia pediu que Sasha lhe trouxesse uma perna… de javali para cozinhar.

– E finalmente, Morgan também foi lembrado no final, quando Rick passou pela Rua Morgan (mais disso à frente!).

Todas essas referências foram bem mordazes para um episódio chamado “Forget”, com muitos personagens mortos sendo enterrados de vez. Você notou mais alguma referência obscura a personagens que ficaram para trás?

3. Os zumbis marcados voltaram


Na estreia de meio de temporada nós vimos alguns zumbis interessantes que haviam sido reduzidos a troncos e cabeças, e as cabeças estavam marcadas com o que parecia ser o símbolo W. O mesmo episódio também mostrava pichações mencionando os Wolves (Lobos), e pessoalmente eu achei que os Wolves e os zumbis marcados eram parte da mesma coisa. Agora eu não tenho tanta certeza.

Em “Forget”, Rick, Daryl e Carol estão conversando na floresta quando matam um zumbi solitário, e quando eles passam pelo corpo Daryl nota que o zumbi tem um W marcado em sua testa. No entanto, quando os três se distanciam, perplexos com os zumbis marcados, a câmera continua no corpo, e deste novo ângulo o W agora parece um M.

Isso parece, pra mim, algo estranho de se fazer logo após um personagem comentar que aquilo parece um W, para logo depois fazer com que pareça um M. Isso foi feito pelos Wolves, ou por alguém com uma inicial M, talvez mesmo alguém como Morgan?

4. Podemos confiar em Pete?


No episódio anterior nós vimos rapidamente o marido de Jessie, Pete, nas sombras de sua varanda. Ele lançou uma sombra sinistra, sequer se dando o trabalho de se apresentar para Rick, preferindo continuar oculto na fumaça escura. No entanto, nesta semana ele parecia o exato oposto, usando roupas claras, agradecendo a Rick por ter se tornado o policial da cidade e oferecendo um exame médico a ele. Tudo parecia leve até que ele se ofereceu para pegar mais bebidas, quando Jessie se ofereceu para ir no lugar dele e ele recusou de forma seca dizendo “Já estou indo”.

Como muitos leitores dos quadrinhos já sabem, apesar do status de Pete como médico da cidade, ele não é o que aparenta, e parece que veremos isso logo. A proposito, ele nunca voltou com a bebida de Rick, aquele safado.

5. Havia mais referências a lobos e porcos


Nós vimos uma referência a lobos em praticamente todos os episódios desde o começo da segunda metade da quinta temporada, e este episódio não foi exceção, mostrando a lua cheia e mencionando javalis quando Olivia pediu a Sasha para trazer uma perna de porco para preparar (acertou Sasha bem no Bob, aliás).

As apostas para o grupo conhecido como Wolves é que eles são uma versão turbinada de um grupo chamado Scavengers (Carniceiros) dos quadrinhos, que era liderado por um homem chamado Derek. Derek ficou famoso por usar a frase “porquinho, porquinho… me deixe entrar” quando chegou aos portões de Alexandria. A mesma frase também foi usada por outro vilão dos quadrinhos, um cara seriamente perturbado chamado Negan. Pessoalmente, eu acho que é cedo para vermos Negan, mas eu acho que Derek e os Scavengers chegarão a Alexandria logo, e essas frequentes menções a lobos e porcos parecem confirmar isso.

Qual foi a sua parte favorita do episódio? Notou mais alguma coisa bacana? Deixe tudo nos comentários abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário