sexta-feira, 6 de março de 2015

The Walking Dead S05E12: 5 coisas que você pode ter perdido em “Remember”


[ATENÇÃO!! ESTE CONTEÚDO CONTÉM SPOILERS DOS QUADRINHOS E DO EPISÓDIO S05E12 – “REMEMBER“!]

Nós estávamos em baixa de nojeira essa semana, mas isso foi mais do que compensado pela introdução a um novo contexto e muitos novos personagens, assim como a despedida de um personagem muito querido da série: a barba de Rick Grimes.

Mas por mais que seja impossível sentir falta daquela cobertura dourada sendo tosada, e Rick de repente aparentando 20 anos a menos, tivemos muitas coisas que passaram bem mais sutilmente do que isso. Dê uma olhada nestas 5 coisas que você deve ter deixado passar no episódio 12 da quinta temporada de The Walking Dead, “Remember”.

1. Havia muitas similaridades com os quadrinhos


A comunidade de Alexandria é um grande cenário nos quadrinhos, e no último episódio nós conhecemos muitos dos equivalentes televisivos para vários personagens familiares dos leitores dos quadrinhos. Dê uma olhada:

Deanna Monroe e Douglas Monroe


Nos quadrinhos, o líder de Alexandria é Douglas Monroe, um congressista de Ohio. No entanto, parece que os roteiristas decidiram mudar o líder de Douglas para Deanna. Deanna já afirmou-se como uma líder forte e ligada, dizendo a Rick que sabe ler bem as pessoas, e até mesmo agradecendo a Glenn por derrubar seu filho, Aidan, em seu traseiro.

Jessie


A versão de Jessie para a TV é interpretada por Alexandra Breckenridge, e parece bem diferente de sua equivalente nos quadrinhos. Nos quadrinhos, quando conhecemos Jessie ela é casada com Pete, o médico da comunidade, e mãe de Ron. Na série os roteiristas já deram à Jessie televisiva mais um filho, Sam, além de um amor por corujas. Além de tudo isso, eu não pude deixar de sentir que nós poderíamos ver mais e mais de Jessie à medida que o episódio segue, e se pudermos tomar os quadrinhos como base, então ela estará próxima do centro de uma grande trama em pouco tempo.

Ron


Outro personagem que conhecemos neste episódio foi o filho de Pete e Jessie, Ron. Ele vive em Alexandria com sua mãe, pai, e irmão mais novo, Sam. Nos quadrinhos, Ron teve um papel central na trama envolvendo Rick e o pai de Ron, Pete, o médico da comunidade, pouco depois que Rick e o grupo chegaram à cidade.

Olivia


Na série nós conhecemos Olivia quando ela recolheu as armas do grupo. Nos quadrinhos, Olivia é responsável pelo armazenamento de armas. Ela é uma moradora bastante prestativa e agradável de Alexandria, e introduzi-la no começo do episódio sugere que nós definitivamente vamos vê-la de novo em breve.

Também houve uma fala bem direta dos quadrinhos, quando bem no final do episódio Rick, ladeado por Carol e Daryl em uma cena bem poderosa, proferiu esta fala fantástica:

“Nós vamos fazer isso funcionar, e se eles não aguentarem, então nós vamos simplesmente tomar este lugar.”

2. Mais referências a lobos!


Durante a midseason première, “What Happened and What’s Going On”, nós vimos algumas breves menções a um grupo conhecido como “Lobos”; primeiro havia avisos pintados com spray, e então havia os misteriosos Ws entalhados nas testas de alguns zumbis desmembrados. Isso tudo parecia ser o prenúncio de algo bem sério.

No episódio da semana passada, o grupo literalmente jantou um grupo de lobos (bem, cachorros selvagens, mas perto o bastante), e nesta semana em “Remember” houve ainda outra referência a lobos quando Carl encontrou um quadrinho com “Wolf Fight” (briga de lobo) escrito no verso – e que depois foi revelado que se tratava do quadrinho “Invincible”, outro projeto de Robert Kirkman. Todas estas pequenas visões durante os três últimos episódios não são à toa, os roteiristas estão nos avisando de que algo grande está a caminho, e até que seja revelado, eu estou apostando que ainda veremos mais referências sutis a lobos.

Tinha algo mais nesse quadrinho, mas vou mencionar isso mais pra frente no artigo.

3. Havia gambás dentro e fora de Alexandria


Logo antes do grupo entrar pelos portões de Alexandria, eles se assustaram com um gambá que Daryl rapidamente matou, declarando “nós trouxemos o jantar”. Daryl se agarrou àquele último objeto do mundo exterior, carregando-o para sua entrevista com Deanna e então eviscerando-o na varanda. No entanto, aquele não era o único gambá em “Remember”, Carol fez um belo trabalho se fazendo de gambá também. (nota: se fazer de gambá é uma expressão em inglês que significa se fazer de morto, ou agir discretamente para não despertar a atenção das outras pessoas)


Desde o começo Carol parecia ser a única que estava realmente manipulando as pessoas de Alexandria, primeiro ao entregar sua arma desajeitadamente e com um sorriso simpático, e depois falando amavelmente sobre a saudade que sente de seu falecido marido Ed, você sabe, aquele que batia nela até deixa-la inconsciente. Mas Carol não parou ali, ela também vestiu roupas novas dignas de uma dona de casa exemplar, e se ofereceu para fazer serviços comunitários, conseguindo uma vaga para cozinhar para os idosos.

O disfarce de Carol é uma grande jogada para o grupo. Se candidatar para trabalhar com outras pessoas da comunidade foi inspirador, afinal, certamente esta é a maneira mais fácil de ser aceita por eles e rapidamente conseguir informações valiosas. Quem sabe o que a atuação de gambá de Carol pode revelar nos próximos episódios, mas eu aposto que será útil.

4. Onde está a arma?


No episódio da semana passada, pouco antes de chegar a Alexandria, Rick escondeu uma arma reserva em um liquidificador do lado de fora de uma casa. Esta semana ele voltou à casa, apenas para descobrir que a arma tinha desaparecido. Agora, já foi feito alarde o suficiente em torno dessa arma para determinar que ela definitivamente vai aparecer de novo, e quando isso acontecer provavelmente vai significar problema para alguém. No entanto, por hora o maior mistério não é contra quem a arma será usada, mas quem a pegou.

Eu tenho uma teoria sobre quem pegou a arma, mas, como sempre, eu adoro ouvir as teorias de vocês nos comentários. Pessoalmente eu acredito que foi Enid, a garota que parece ter enfeitiçado Carl Grimes. Pelo que sabemos de Enid, ela chegou alguns meses atrás e não falou com ninguém por três semanas.


Enid também parece ter problemas com a vida atrás dos portões, tendo sido vista por Carl em uma casa abandonada pouco antes do grupo entrar em Alexandria, e depois sendo vista novamente quando escapava para a floresta. As explorações de Enid podem não ser nada, mas eu tenho uma suspeita de que ela tenha algo a ver com o grupo chamado Lobos. Lembra dos quadrinhos que Carl encontrou com “Wolf Fight” escrito no verso? Depois descobrimos que pertencia a Enid. Seria Enid uma espiã para os Lobos, uma loba em pele de cordeiro por assim dizer? Se isso for verdade, então eu definitivamente acho que Enid, ou alguém que ela conhece, encontrou a arma de Rick, e isso provavelmente significa más noticias para qualquer um dentro de Alexandria.

5. O tempo foi mencionado novamente


Sim, quinta temporada, nós entendemos que deveríamos estar prestando atenção no tempo.

Eu tenho falado nisso de novo e de novo, mas é algo que continua sendo trazido, ainda que eu ache que tenha sido particularmente bem feito em “Remember”. Enquanto conversa com Rick, Deanna diz que é hora de tomar uma decisão se o grupo vai ou não se comprometer com Alexandria, dizendo:

“Rick, são 3:37 da tarde, você está cético, você tem o direito de estar, mas chegou a hora de decidir se você é a pessoa que está tomando as decisões.”


Rick então olha para o seu relógio e mexe nele, colocando na hora correta, e ao fazer isso ele reconhece que decidiu ficar, e voltar para algo que lembre o mundo real novamente. Mexer no relógio também foi uma referência a Dale, que na primeira temporada defendia o movimento de seu relógio parafraseando Faulkner:

Eu gosto do que um pai disse para seu filho quando lhe deu um relógio que havia sido passado através de gerações. Ele disse “eu lhe dou o mausoléu de toda a esperança e desejo, que vai se adaptar às suas necessidades individuais assim como fez comigo e com meu pai antes de mim, eu lhe dou isso não para que você se lembre do tempo, mas para que você possa esquecê-lo por um momento aqui e ali e não desperdiçar todo o seu fôlego tentando conquista-lo.”

Qual foi a sua parte favorita do episódio? Notou mais alguma coisa bacana? Deixe tudo nos comentários abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário