sábado, 7 de março de 2015

REVIEW The Walking Dead S05E12 - “Remember”: Portões fechados


“Remember” é um daqueles episódios calmos em que a sobrevivência passa para o segundo plano e podemos ver como os personagens lidam com suas batalhas internas. À medida que damos uma pequena olhada neste novo ambiente, também vemos nossos heróis tentando se ajustar a esta comunidade autossuficiente ou pelo menos fingir que estão se ajustando (ou nem isso no caso de Daryl).

Alexandria, de fato não é uma ameaça. Pelo menos, não uma ameaça à altura de Rick e sua família. Qualquer outro grupo que tivesse chegado à comunidade teria tentado tomar o lugar e, provavelmente, teria conseguido. De fato, não se trata de uma ameaça, mas nem por isso deixa de ser um desafio. Rick já deixou claro que em algum momento eles terão que cruzar uma nova fronteira. Agora não se trata de se defender contra um adversário mais forte e bem armado e sim de tomar algo que não lhes pertence de um grupo visivelmente mais fraco e disposto a cooperar, a fim de garantir sua própria sobrevivência.


Trata-se do resultado da lenta transformação que o grupo sofreu durante as últimas temporadas. Cada ameaça, cativeiro, combate e morte, fez com que eles ficassem mais fortes e, de certa forma, mais duros. Não é “maldade” que pode levar Rick a tomar Alexandria, e sim a convicção de que os habitantes desta comunidade, tão acostumados à proteção proveniente do muro, não conseguirão lidar com as ameaças de fora.

É comum que, em relação aos quadrinhos, a série tenda a amenizar certos acontecimentos. Por exemplo, o Governador televisivo não é nem a sombra do retratado nas HQs. Em certos momentos, suas atitudes chegam a ser quase justificáveis por conta da necessidade de garantir a segurança de seu grupo. Neste sentido, não é loucura afirmar que Rick compartilha cada vez mais semelhanças com o Governador e é bem possível que tais semelhanças o ponham em rota de colisão com parte do grupo, principalmente Michonne.


Observações:

– Nós já tínhamos visto Carl interagindo com pessoas de sua idade antes, mas esta é primeira vez que o vemos num ambiente “caseiro”, com atividades próprias de sua idade.

– Depois de tanto tempo sem barba, eu realmente tinha esquecido da aparência de Rick. O mesmo para Carol, que agora faz às vezes de dona de casa prestativa. Parece até um dejavú da primeira temporada.

O próximo episódio é “Forget”. Até lá, compartilhe aqui suas impressões sobre Alexandria e suas expectativas para o grupo nessa nova fase. Sem spoilers, hein. Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário