domingo, 29 de março de 2015

Especulando sobre The Walking Dead: Rick está parecido com Shane?


Um homem com o rosto ensanguentado, apontando uma arma para alguém e gritando coisas malucas sobre o mundo apocalíptico. Não é a primeira vez que algo assim acontece em The Walking Dead.

Durante o episódio de domingo, vimos Rick Grimes (Andrew Lincoln) chegar à beira da loucura e, por isso, Michonne (Danai Gurira) teve que intervir, pois viu que Rick estava indo para um caminho escuro. Por mais que seja difícil admitir, o comportamento do nosso herói, em toda aquela sequência, lembrou uma das cenas mais importantes da série.

Na segunda temporada do show, Rick e Shane (Jon Bernthal) estavam juntos em uma busca por Randall (Michael Zegen) e, em um campo fora da fazenda de Hershel (Scott Wilson), Shane discute com Rick quanto ao fato dele não está preparado para o novo mundo e nem para cuidar de sua esposa e de seu filho.

Todos nós nos lembramos do que aconteceu depois da discussão, com Rick tendo que matar o seu melhor amigo, fechando, assim, o conflito central do show naquele momento.

Desde aquela época, The Walking Dead tem instigado a discussão quanto a transformação de Rick em um personagem que é muito parecido com Shane quanto ao lado da sanidade.

É de se admitir que Rick nunca foi uma pessoa muito pacífica. Ele é o homem que, rápido no gatilho, matou dois forasteiros que ameaçaram a sua vida, a de Hershel e a de Glenn (Steven Yeun) em um bar abandonado próximo à fazenda.

No entanto, após a morte de Shane, Rick entrou em uma nova fase, onde a democracia não era mais aceita, e, mesmo depois, quando buscou a sua sanidade de volta, ele quase matou Tyreese (Chad L. Coleman) em uma briga violenta.


A traição e morte de Lori (Sarah Wayne Callies), facilmente, o poderia ter empurrado definitivamente para a escuridão, mas foi a influência de Hershel que o trouxe de volta à realidade, fazendo com que Rick mantivesse controlado esse sentimento de agressão.

Porém, o ataque do Governador (David Morrissey) à prisão, causando a morte Hershel, o trouxe, novamente, para a realidade do mundo apocalíptico e, naquele momento, ocorre definitivamente uma quebra neste comportamento.

O grupo de Joe (Jeff Kober) foi a primeira vítima do novo Rick, que sufocou Lou (Scott Dale) até a morte, matou Joe com uma mordida no pescoço e, violentamente, estripou Dan (Keith Brooks) e o golpeou várias vezes mesmo o homem já estando sem vida.

E quando ele viu a si e seu grupo presos em um vagão no Terminus, disparou: “Eles mexeram com as pessoas erradas”. Sem expressar nenhum remorso, abateu violentamente a Gareth (Andrew J. West) e seu grupo de canibais / caçadores.

Assim como Shane, Rick não confia mais em ninguém e isso significa “atire primeiro e faça perguntas depois”, tendo como exemplo o covarde policial Bob (Maximiliano Hernandez) que não teve a oportunidade de ouvir o “cale a boca” de Rick, afinal já estava morto.


Podemos até procurar justificativas para o comportamento de Rick, já que nas ocasiões acima citadas, ou a vida dele e de seu grupo estavam em risco ou Rick ainda deu verbalmente uma oportunidade para que o outro evitasse o confronto.

No entanto, o que vimos em “Try” foi um Rick que chegou a outro nível de comportamento agressivo na briga com Pete (Corey Brill). Rick se pareceu e muito com Shane. Alguns já tinham até apontado a semelhança entre ambos tomando como referência as cenas quase idênticas em que ele raspa a sua barba e quando Shane raspa o seu cabelo.

A loucura de Shane foi impulsionada pelo seu amor por Lori. O discurso feito na sequência do “massacre no celeiro” mostrou o seu descontrole e a cena em que ele mata Randall e bate o seu rosto contra uma árvore é insanidade pura.

Mas, o que dizer do que impulsiona o comportamento de Rick? Por mais que se tenha um bom motivo, os atos violentos que vem a partir dele, como agitar uma arma para Deanna (Tovah Feldshuh) e para os alexandrinos, empurrando o próprio filho, demonstra um estado mental muito perturbado. Rick estaria chegando ao ponto de insanidade de Shane?

Não há como negar que o atualmente Rick tem muitas semelhanças com Shane, mas se ele chegará ao mesmo nível de descontrole do outro ou encontrará novamente o equilíbrio entre o seu lado agressivo e pacífico, teremos que esperar o último episódio ou, até mesmo, a próxima temporada, para obtermos a resposta, apesar de que sabemos que ele não mede mais esforços para a proteção do seu grupo.

Você acha que o Rick está se transformando em Shane? Quais os seus pensamentos sobre isso? Deixe tudo nos comentários abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário