quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

REVIEW The Walking Dead - S05E09 – “What Happened and What’s Going On”: Sempre alerta


Se estes meses de hiato serviram para você se recuperar do baque em “Coda”, tenho certeza de que o último episódio te trouxe de volta para a atmosfera da série. “What Happened and What’s Going On” (O que aconteceu e o que está acontecendo) é The Walking Dead no mais puro sentido. Focado em Tyreese, ele mostra que o preço pela sobrevivência pode ser caro demais.

Desde a surra que ele levou de Rick, lá na quarta temporada, Tyreese não era mais o mesmo. Parece que, ao perder Karen, aos poucos ele começou a perder também a garra para continuar vivo. A primeira vista parece que isto não faz muito sentido, pois, ao consolar Noah, ele fala em não desistir e seguir em frente, mas o fato é que ele não está disposto a sujar as mãos, nem quando se trata de defender alguém indefeso com Judith.

A forma como os canibais foram mortos na igreja o deixou visivelmente abalado e ele parece não entender qual o ponto daquilo tudo. E quem poderia culpar Tyreese? Nas últimas temporadas, a série tem sido exatamente sobre isso. Sobreviver e… Apenas sobreviver. Personagens que antes pareciam ser a força motriz do grupo estão cansados, vide Michonne e Glenn. Desde a mid-season finale da quarta temporada, não há tempo para criar laços ou raízes. Trata-se apenas de encontrar outro lugar para se abrigar temporariamente, torcendo para que ninguém seja mordido ou tenham que lidar com um grupo hostil.


Para alguns fãs, isto chega a ser motivo de crítica na verdade. The Walking Dead teria se tornado uma “série sobre nada”. Há certa razão nesta afirmação. Quando a cura se mostrou uma farsa, a esperança de que os sobreviventes passariam a lutar por um mundo melhor ruiu. Felizmente, é provável que tal mecânica vá mudar agora que o grupo ruma para Washington mesmo sem a cura.

O episódio em si foi escrito pelo próprio Greg Nicotero, o que resultou num trabalho belíssimo. De início ele te faz pensar que as primeiras cenas são eventos que já aconteceram, até que você percebe que na verdade elas ainda estão acontecendo, são uma mistura do presente real e dos delírios de Tyreese. Para ajudar a entender tudo, Nicotero ainda introduz um pouco do passado de Tyreese. É o próprio quem conta como ele costumava ouvir as notícias sobre massacres ao redor do mundo, pois seu pai acreditava que era seu dever estar sempre pronto e alerta para agir.

Já os fantasmas estão ali para representar diferentes pontos de sua trajetória na série e os dilemas que enfrentou. Ele teria traído o Governador? Teria sido fraco ao perdoar Carol? Foi sua culpa a morte de Bob? Será que ele poderia ter feito algo em relação à Lizzie e Mika? Teria feito diferença matar Travis? Seguir o plano de Rick teria evitado a morte de Beth? Embora Tyreese não pudesse ouvir, é Glenn quem responde. Não teria feito diferença alguma.

O curioso é que Karen não apareceu. Talvez porque ele tivesse a certeza de que a amava e isso bastava.


Aqui fica uma observação. Eu sei que a “ciência” por trás dos zumbis não é muito explorada em The Walking Dead, mas às vezes me incomoda um pouco que certas mortes causadas por walkers levem muito mais tempo para acontecer do que outras. Bob, por exemplo, agonizou muito mais antes de começar a ter sintomas como febre, o que levaria a delírio.

Ok. Tyreese foi mordido e poderia estar perdendo bastante sangue e no final ainda foi preciso amputar o braço dele, o que aumentaria ainda mais o sangramento, mas isto não foi muito claro. O ponto principal é que ele percebeu que não havia mais sentido em continuar acompanhando as notícias. Ele já não tinha mais forças para continuar fazendo diferença neste mundo.

O que se pode esperar dos próximos episódios é uma atmosfera muito mais densa, pois ainda não vimos como o grupo tem lidado com a perda de Beth e a isto se soma a morte de Tyreese. Sem dúvidas, será uma longa jornada até que o grupo possa se recuperar novamente.

O que você achou do episódio “What Happened and What’s Going On”? Quais são seus pensamentos sobre todos os acontecimentos e o que você espera ver no próximo episódio, S05E10 – “Them” (Eles)? Deixe tudo nos comentários abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário