quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Como criar o seu bebê segundo… The Walking Dead!


Eddy, do site Bebê em Apuros (http://bebeemapuros.com.br/), conta o que podemos aprender sobre educar os filhos em The Walking Dead.

The Walking Dead é uma série sobre zumbis, simples assim. É, SÓ QUE NÃO!

TWD, como é conhecida pelos íntimos, tem como plano de fundo o apocalipse zumbi (ou walkers, como eles são chamados na série). Não se sabe a causa de tudo isso, mas os vivos tem que continuar respirando, então a batalha é continua.

E nessa confusão toda há ainda as relações entre familiares e amigos ou aliados que eles acabam conhecendo pelo caminho, e isso sim é foco da série. As relações entre os personagens e seus dramas. E, é claro que no meio disso tudo há também pais tentando criar os seus filhos num turbilhão de acontecimentos sem fim.

Entre zumbis, tiros e muita correria esses pais acham um espaço para ensinar algo aos seus filhos, e nós também podemos aprender algo com eles.

Abaixo fizemos uma lista com oito dicas que podemos tirar de TWD pra educarmos os nossos pequenos. Confira:

ADVERTÊNCIA, A LISTA ABAIXO PODE CONTER SPOILERS!

1 – Nunca subestime seus filhos


Por vários momentos no inicio da série, Rick tratava seu filho Carl apenas como uma criança a ser protegida. Mas Carl se mostra muito forte e passa por alguns dos momentos mais tensos do seriado. Leva um tiro e quase morre, participa do parto da irmã e consecutivamente executa a sua mãe que havia se transformado num zumbi.

Quando Rick reconhece essa força em seu filho ele encontra nele um grande parceiro, aliviando um pouco o peso da responsabilidade de cuidar de seu filho o tempo todo.

Nunca duvide da capacidade de seu filho sempre o estimule a se desafiar e a te surpreender. Talvez nós tenhamos falhado em muita coisa em nossa vida, mas isso não significa que nossos pequenos não possam ter sucesso onde não fomos bem sucedidos.

2 – Tome as rédeas da sua vida


Durante as duas primeiras temporadas, Carol se mostra submissa e totalmente dependente do grupo. Esse fato indiretamente acaba resultando na morte de sua filha, Sophia, um dos momentos mais emocionantes da série. Após essa fatalidade, Carol resolve mudar sua atitude e fica mais cada vez mais capaz e autossuficiente e acaba se tornando uma das personagens mais duronas da série.

Pare de se lamentar e reclamar da vida, você tem um filho que depende de você para poder crescer bem. A vida é dura, todo mundo tem problemas, em graus diferentes, mas ainda assim a vida não é fácil pra ninguém. Você pode ser responsável pelos seus atos e tomar consciência de como a vida funciona e curtir ela com seus pequenos, provendo o que eles precisam e os ensinado a ser boas pessoas ou ficar sentindo pena de si e agir como se não fosse responsável pelas coisas que te afetam e assim prejudicar o crescimento dos seus filhos.

Difícil escolher? Acho que não, né?!

3 – Aprenda que seus filhos crescem


Hershel enquanto na fazenda, acaba prendendo demais suas filhas, Meggie e Beth, tanto fisicamente quanto psicologicamente. Ele não da liberdade para as filhas agirem e saírem da fazenda sempre temendo que algo possa acontecer com elas e ele perder o controle sobre a situação.

Mas assim que a fazenda é invadida e eles começam a fazer do grupo de Rick, as duas garotas se mostram peças chaves, sendo totalmente independentes e encabeçando várias situações tensas e saindo bem delas.

Aprendam bem cedo pais, um dia esses passarinhos saem do seu ninho para voos mais altos. Eles terão suas próprias opiniões e chegaram a conclusões sem o seu auxilio e sem pedir seus conselhos. Nós fizemos isso, eles também farão. O melhor que podemos fazer é cria-los para que tomem as melhores decisões possíveis e aproveitar bastante enquanto ainda são nossos pequeninos dependentes.

4 – Sempre diga o quanto ele é importante pra você


Rick, como já foi dito no começo, tratava Carl apenas como uma criança a ser defendida. Sim, ele o amava, mas o triangulo amoroso no qual estava envolvido com Lori e Shane acaba deturpando o seu sentimento familiar e confundindo as suas prioridades. Com isso acaba deixando de lado o seu filho.

Logo que Judith nasce e sua mulher Lori morre, Rick acaba despirocando e isso acaba prejudicando mais ainda a frágil relação que tem com o filho. Hershel conseguiu trazer Rick de volta através de seus conselhos e da uma nova direção para a paternidade dele.

Rick começa a interagir mais com o filho e realiza tarefas rotineiras com ele para estabelecer um vinculo maior entre os dois. Á partir dali ele assume o seu papel de líder e pai e deixa clara a importância de Carl e Judith em sua vida.

Aprendizagem fácil essa, não? Você tem um ser lindo e que depende de você, todas as relações futuras do pequeno vão espelhar a relação dele com o pai e a mãe.

Ame-os incondicionalmente e sempre deixe isso muito claro!

5 – Ensina-o o quanto a vida pode ser dura…


Assim que Rick reconhece que Carl não é apenas uma criança ele começa a transforma-lo em um combatente, para que ele possa se defender sem sua ajuda.

Toda decisão que Rick toma ele sempre conversa com Carl e alguns momentos chega até a deixa-lo opinar sobre o que fazer. Ele sabe que Carl já se tornou consciente sobre como aquele mundo funciona e sobre as expectativas que ele deve criar em relação aos humanos sobreviventes e os desafios que os zumbis apresentam.

Nada de traumatizar seus filhos, mas você deve ser o primeiro a mostrar pra eles como o mundo funciona. Eles não irão só encontrar pessoas bem intencionadas em seu caminho, mas também algumas “carnes de pescoço recalcadas” que irão atrapalha-lo, infelizmente.

E que, nem todo projeto com o qual eles irão trabalhar pode dar certo. Mas que toda toda queda sirva de lição para que eles aprendam algo novo, nem que seja apenas como não fazer algo.

6 - …mas também a aproveita-la sempre, cada momento.


Durante um breve período na quarta temporada o grupo vive um momento de tranquilidade. Sem o compromisso de sempre ir atrás de algum local pra ficar ou viver fugindo dos zumbis. Durante esse período Rick e Carl experimentam pela primeira vez desde que a epidemia começou um momento pai e filho. Chegam a cultivar uma horta dentro da prisão a qual transformaram em casa. Todos os dias os dois trabalham juntos e dividem esse momento de paz e alegria.

A vida é grata pra quem sabe reconhecer esses momentos de felicidade. As pessoas ambicionam casas, carros, salários estratosféricos e acabam se esquecendo de que os momentos de real felicidade estão em coisas simples. Com sua família e pessoas queridas. Ensina seu filho a aproveitar isso legitimamente e a valorizar as suas conquistas na medida certa em se vangloriar demais por isso. Porquê o que realmente importa já esta com ele há muito tempo.

7 – Mudar de opinião pode ser a coisa mais sábia se fazer


Rick é o personagem que tem o mundo sobre os ombros. Pela sua postura de xerife logo é eleito o líder do grupo. E o personagem oscila nesse posto durante toda a série. Acontecimentos dos mais diversos fazem com que ele, ora seja um ditador, ora não queira decidir mais nada. Aceita conselhos, repensa estratégias, se arrepende, pede desculpas, mas em nenhum momento deixam de acreditar nele e no seu senso de liderança.

Rick muda de posição constantemente, principalmente em relação aos seus filhos. Conforme ele vê o crescimento de Carl ele toma as melhores decisões para que seus filhos possam ter uma vida melhor e isso reflete no crescimento deles como pessoas.

Uma lição que serve muito pros pais também. Repensar o que fazer ou mudar de opinião não é sinal de fraqueza e sim de sabedoria. Caso você esteja errado simplesmente admita e tome um novo rumo. Ficar martelando em prego torto não dá em nada. Mude e evolua sempre.

8 – Confie nele


Após Rick achar no filho um companheiro, ele deposita confiança total no filho. Em vários momentos podemos ver isso, como quando Rick sai pra alguma empreitada com Daryl e outros do grupo e deixa Carl a cargo de tomar conta do restante do grupo e responsável pelas decisões que devem ser tomadas em sua ausência.

Na última temporada Rick fica incapacitado durante um tempo e Carl é quem toma conta dele.

Aprenda a confiar nas decisões dos seus pequenos. Se você o educou da maneira certa ele terá atitudes corretas e sempre te trará orgulho. Ás vezes só por que ele resolveu tomar um caminho diferente do qual você tomaria não significa que ele está errado.

Lembre-se que nossos filhos são a evolução dos nossos genes. Eles não são sua cópia, você não pode tomar decisões por ele depois que eles estiverem grandes. Só confie que você fez a sua parte corretamente e que eles vão tomar o melhor (não o mais fácil) caminho pro seus objetivos, por mais que ele seja desconhecido pra você.

Pra fechar, assistam esse vídeo sobre um pai tentando proteger seu filho num apocalipse zumbi:

The Walking Dead irá retornar com a segunda parte da quinta temporada no dia 08 de fevereiro de 2015 na AMC e no dia 10 de fevereiro de 2015 na FOX Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário