segunda-feira, 17 de novembro de 2014

The Walking Dead Análises: Padre Gabriel Stokes – Até onde o religioso seguirá na série de TV?


[O TEXTO QUE SEGUE PODE CONTER ALGUM SPOILER SOBRE A HQ E SÉRIE DE TV]

Com a nova temporada, novos personagens começam a enredar-se a trama. Porém, talvez seja subjetivo empregar o adjetivo para alguns, visto que já eram velhos conhecidos dos fanáticos pela HQ de Kirkman. Aí se encontra Padre Gabriel Stokes (Seth Gilliam).

Gabriel é um personagem originário da HQ, sendo inserido nessa na sexagésima primeira edição. Antes dos errantes tomarem conta do mundo, Stokes era o reverendo de uma igreja em localidade rural. Com os primeiros índices da epidemia, Gabriel aterrorizado manteve cativeiro dentro do local, porém, por temer a própria sobrevivência, não deixou que ninguém além dele tomasse o local como abrigo. Os fantasmas de desespero dos seus antigos fiéis suplicando pelas próprias vidas em sua porta passaram a fazer parte dos dias do reverendo.

Atrás de suprimentos Gabriel encontra o grupo remanescente do ataque do Governador, que totalmente abalado segue o padre para a sua – até então – prisão particular. Rick inicialmente desconfia de Gabriel, visto que na noite anterior Dale havia desaparecido, mas após insistência o padre abre o jogo sobre a sua história e em ato de desespero suplica para que o nosso grande líder o mate, pois acredita que o próprio Deus enviou Grimes para cumprir a sua vingança. Todo esse acontecimento é interrompido pelo resgate do moribundo e amputado Dale, que é encontrado à frente da igreja (nesse resgate, Glenn é atingido na perna por um disparo).


Dale confidencia aos companheiros que há um grupo de canibais na localidade e que esses haviam devorado parte de sua perna – Dale havia sido mordido por um errante um pouco antes de ser sequestrado, e quando se vê devorado por esse sanguinário grupo caí em gargalhadas por afirmar ser carne contaminada. Rick, Andrea, Abraham e Michonne obrigam Stokes a acompanhá-los para, conforme descrição de Dale, a escola local. Nesse local Gabriel vive um de seus piores pesadelos, vê o grupo de canibais serem aniquilados por um revolto Rick e uma vingativa Andrea, acompanhados por Michonne e Abraham.

Vários fatos seguem, incluindo a inesquecível despedida de Dale, culminando que o grupo siga em diante na sua rota para Washington DC, para que Eugene – o grande mentiroso – consiga juntar-se ao grupo responsável pela cura da epidemia. Gabriel, talvez na vontade de esquecer tudo o que passou, resolve abandonar a igreja e seguir o grupo de Rick. Quando se descobre a mentira de Eugene – e ele apanha exageradamente de Abraham -, o grupo descobre um novo local para chamar de lar: Alexandria Safe-Zone. Esse abrigo é administrado por Douglas, que costuma entrevistar novos membros, para ver quanto a suas aptidões e habilidades e quais serão suas utilidades dentro do local. Evidentemente, Stokes acaba por ser nomeado o responsável pela igreja da localidade.


Muitas edições se passam, Douglas acaba morrendo, Rick assume a liderança do local, mortes, desesperos, Negan aparece, Glenn é brutalmente assassinado, Alexandria caí, Maggie toma posse do cargo de chefia em Hilltop Colony, Rick e companhia se abrigam com Maggie, Negan é capturado e aprisionado e passam-se alguns anos. Então se levanta o seguinte questionamento: onde está Gabriel? O padre, inutilmente, sobreviveu a todos esses fatos, porém logo depois do salto temporal não se teve mais registros seus na HQ.

Como já mencionado, há poucos episódios o personagem foi inserido na série. Porém a pergunta maior é: para que finalidade? Gabriel, infelizmente, depois de mais ou menos setenta edições dos quadrinhos, ainda não mostrou à que veio, então, sua ausência na série seria totalmente ignorada. Sabemos que Gimple é fã incondicional dos quadrinhos, mas será que fez a escolha certa ao inserir um personagem como Gabriel na série? Será que isso realmente foi apenas para seguir a semelhança de HQ e série que ele tem tentado alcançar? Gabriel vai ser mais ativo ou se tornará mais um personagem descartável? Deixe abaixo sua opinião, teoria ou sugestão sobre o novo personagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário