terça-feira, 4 de novembro de 2014

Segredos de Resident Evil - Revelations 2: Quem é a vilã do jogo?


Resident Evil: Revelations 2 está envolto em muitos mistérios. A Capcom está sabendo manter a gente interessado na trama sem fazer grandes revelações (trocadilho não intencional :P). Esse tipo de abordagem sempre deixa todo mundo curioso, mas quem está doido pra saber o que vai acontecer no game investiga até os últimos detalhes até encontrar o que procura.

A última grande pista deixada pelo produtor de Revelations 2, Michiteru Okabe, foi sobre a identidade da vilã do game. As únicas coisas que se tem certeza sobre o personagem são:

- É uma mulher;
- É alguém importante;
- Já é conhecida na série;
- Somente os maiores fãs irão reconhecê-la.

Um outro detalhe sobre a vilã é que se suspeita que ela esteja no teaser conceitual de Revelations 2. Muita gente reparou em uma mulher vestida de branco no meio das pessoas da festa. Ela não lembra ninguém em específico, mas acaba chamando muita atenção no vídeo e muitos de vocês se perguntaram sobre ela nos comentários do site.

Refrescando a sua memória, essa é a dita cuja:


Sabendo disso, essa é a hora de juntar as peças e eleger as possíveis candidatas a grande antagonista do jogo.

Suspeita nº 1: Jessica Sherawat


Jessica é uma vilã do primeiro Revelations. Muitos apontaram que ela poderia ser a principal antagonista do segundo jogo dessa série, pelo simples fato de ser a única vilã ainda viva que nós conhecemos. Quem viu a última cena do primeiro jogo sabe que ela escapa com uma amostra do vírus T-Abyss em mãos.

O Jessica’s Report dá a entender que ela trabalha para a Tricell, então sabemos que ela está ligada a alguma organização bioterrorista, pelo menos até antes de Resident Evil 5 (já que a empresa provavelmente foi pras cucuias com a morte de Excella e Wesker). Jessica teria dois motivos para ir atrás de Claire: ela é irmã de Chris, o cara que ferrou com os planos dela duas vezes (matando Wesker e Excella e provavelmente fazendo com que ela se tornasse procurada/perdesse o disfarce pós-Revelations 1).

Apesar de ser a candidata de muita gente, Jessica não cumpre todos os requisitos de Michiteru Okabe. Jessica ainda não provou ter grande importância na série, e não é preciso ser um fã muito atento para reconhecer a personagem. Ainda, vale lembrar que Okabe já disse que Revelations 1 e 2 não estão ligados, o que é mais um ponto negativo para Jessica.

Suspeita nº 2: Carla Radames


Carla Radames cumpre todos os requisitos acima, exceto o segundo. Vamo combiná que a Carla não é assim um poço de relevância para a história de Resident Evil não somente pelo plot horroroso de Resident Evil 6, mas por ela não ter contribuído com grandes coisa pra cronologia até então. Você pode estar se perguntando sobre o quarto quesito, “Somente os maiores fãs irão reconhecê-la”. E só o pessoal mais atento pode realmente fazer essa conexão porque só algumas pessoas lembram como a Carla realmente é.

Lembrem que a Carla é um “clone” da Ada, produzido artificialmente com o auxílio do C-vírus. A gente não sabe exatamente quando a Carla se transformou em Ada. A informação mais próxima que temos é que os estudos com o vírus começaram em 2001 (File da Carla Radames, de Resident Evil 6). Aparentemente, a pesquisa com C-vírus demorou bastante pra ser finalizada, já que a Carla diz “embora não saiba quantos anos irei levar, vou conseguir de qualquer maneira, para atingir as expectativas do Simmons” (File da Carla Radames, de Resident Evil 6).

Revelations 2 se passa em 2011. É provável que o C-vírus já estivesse pronto nessa época (Resident Evil 6 acontece em 2012), mas a gente não sabe exatamente quando Derek fez com que a Carla se tornasse uma cobaia para gerar um clone da Ada. Se em 2011 a Carla ainda tiver a própria aparência, ela parece ser bem semelhante à mulher do teaser conceitual.

Carla é uma suspeita razoável por encaixar em uma série de requisitos. O principal fator contra é o fato de Resident Evil 6 ser um jogo meio marcado negativamente, o que faz com que a Capcom talvez não queira fazer links com a história desse jogo.

Suspeita nº 3: Alex Wesker


Não vem com essa cara de “Yuna, não pira na batatinha, por favor”, ok? Vai fazer sentido, apesar de termos alguns fatores contra no meio do caminho.

Primeiro, vamos recordar quem é Alex Wesker. Alex foi citado/a somente nos files de Resident Evil 5, mais especificamente nos files exclusivos da Gold Edition, no extra “Lost in Nightmares”. Nessa parte, a gente controlava Chris e Jill invadindo uma das mansões do Spencer na Europa e acabávamos encontrando uns files chamados “Memórias de Spencer“. Nesses textos, a gente descobre que o/a Alex é uma das “Crianças Wesker”, aqueles indivíduos selecionados para serem “seres superiores” do mundo bizarro do Spencer e etc.

Depois da morte do Albert, Alex foi a única criança que restou. Aparentemente, o/a Alex era uma das crianças mais importantes do Projeto W, porque trabalhava bem mais diretamente com o Spencer do que o próprio Albert, conhecia os projetos e era considerada a mais brilhante pelo próprio Spencer. Inclusive, Alex foi quem conduziu os estágios finais da pesquisa, procurando uma forma de prevenir a morte usando os vírus da Umbrella.

Peraí: Alex não é um cara? Não necessariamente. Alex é um nome unissex, podendo ser tanto de um homem, quanto de uma mulher. Então sim, podemos ter uma Alex Wesker todo esse tempo. Nos files em inglês não existe nenhuma referência ao gênero do personagem. Recorrendo aos files nipônicos, diversas fontes (alguns contatos pessoais e a RE Wikia) apontam que os textos usam o pronome “ (yatsu) para se referir a Alex. Aí as informações se tornam bastante desencontradas na hora de se definir se Alex é homem ou mulher. A RE Wikia diz que “yatsu” é um pronome que aponta para o sexo masculino. O contato pessoal Murilo Figueredo afirma que o pronome não define gênero e é usado como a gíria “guys” é usado em inglês, tanto para homens quanto para mulheres (em frases como “Hey guys!” pra se referir a um grupo de pessoas contendo homens e/ou mulheres). Pesquisas na internets apontam que “yatsu” é um pronome de uso bastante informal e unissex. Nessas últimas fontes, o problema fica bem maior, porque as “Memórias de Spencer” foram escritas… pelo Spencer, um velho bem idoso, que provavelmente não usaria uma gíria para se referir a alguém, ainda que em um diário.

A informação mais decisiva sobre o gênero de Alex Wesker está no livro Resident Evil Archives II. De acordo com a tradução do Project Umbrella, diretamente do japonês, Alex é homem: “Dying without completing this great mission would not be an option. Spencer enlisted the help of one man to again possess a healthy body. That man’s name was Alex, one man of the Wesker Project” (Morrendo sem completar sua grande missão não era uma opção. Spener contou com a ajuda de um homem para recuperar um corpo saudável. O nome desse homem era Alex, um homem do projeto Wesker). Apesar de o Archives II definir o gênero, como os files que falam de Alex não especificam nada, quem escreveu o texto no livro pode ter simplesmente partido do pressuposto de que o personagem era um homem.

Por enquanto, tá complicado definir se Alex é homem ou mulher, mas, se for uma mulher, se encaixa como vilã de Revelations 2 por vários motivos.

Okabe diz que a vilã é um personagem conhecido, e que somente os maiores fãs podem reconhecê-la. Somente quem parou para ler os files de “Lost In Nightmares” sabe da existência de Alex Wesker. Vale lembrar também que Revelations 2 deve trazer muitas coisas que os fãs estavam pedindo e muita gente cogitava vê-lo como um vilão em jogos futuros desde o lançamento dos extras de Resident Evil 5; alguns fãs até teorizavam que o Simmons poderia ser Alex Wesker quando as primeiras imagens dele surgiram na internet.

O Okabe já falou sobre Alex. Ele parece ter dado um deslize ao responder uma das nossas perguntas, o que pode dar a entender que Alex está em Revelations 2.

R: Ainda falando de personagens, Albert Wesker morreu em Resident Evil 5 e muitos fãs se sentem órfãos de um grande vilão na série. Alex Wesker, já citado no passado, pode ocupar essa lacuna e eventualmente aparecer em um futuro próximo?
Okabe: Essa é uma ótima pergunta. Existem muitos mistérios nesse título e eu quero manter os fãs se perguntando e especulando que fatores podem estar envolvidos. Por enquanto, eu vou manter a minha boca fechada e deixar vocês pensando sobre isso por mais um tempo.

O produtor disse ter gostado da pergunta porque sabe da importância e da trama interessante e misteriosa do/a Alex em Resident Evil 5. Ele ainda fala de mistérios do jogo e que não vai falar mais nada para manter a gente curioso. Só eu reparei que a pergunta NÃO fala sobre vermos Alex ESPECIFICAMENTE em Revelations 2 e mesmo assim ele se esquiva na hora de responder? Estamos falando sobre vermos Alex em um “futuro próximo”, não obrigatoriamente em Revelations 2. Caroços + angu. Faça as contas.

Okabe também disse que “não é possível reconhecer a suposta vilã pela voz”, o que significa que (a) nunca ouvimos a voz desse personagem (o que bate com Alex); ou (b) houve uma mudança de dublador (o que é totalmente possível se tratando da fidelidade da Capcom com dubladores).

Um outro fator que aponta para a presença de Alex é a ilha onde se passa Revelations 2. De acordo com as “Memórias de Spencer”, o personagem conduzia a pesquisa para a imortalidade em “uma ilha isolada nos mares do Sul, lar de uma instalação militar abandonada de um país próximo”. Ainda não sabemos onde fica a ilha onde Claire e Moira estão, mas é mais uma conexão entre Revelations 2 e Alex.

Ainda, um último detalhe: a mulher do vídeo está de óculos escuros. De acordo com o file do Wesker em Resident Evil 5, todas as Crianças Wesker selecionadas receberiam um “vírus experimental” (provavelmente um derivado do Progenitor). Então é provável que Alex fosse bem semelhante a Albert, inclusive com os famosos olhos vermelhos que precisariam ser escondidos com óculos escuros.

As provas estão apresentadas para as nossas três suspeitas: Jessica, Carla e Alex. Qual delas parece ser a melhor candidata? Você acredita que algum outro personagem possa ser o vilão de Revelations 2? Aponte aí nos comentários!

Artigo escrito a “três mãos”. Autores: Yuna, Juninho e Steven (do site REVIL).

Via: REVIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário