sábado, 13 de setembro de 2014

Por que a 5ª temporada de The Walking Dead promete ser a mais brutal de todas


As expectativas para a nova temporada de The Walking Dead estão elevadas, como sempre. Ao contrário das temporadas anteriores, esta já começará no meio de muita ação e chances reais de mortes entre os personagens principais.

Considerando estas expectativas e o ponto em que a história está em relação aos quadrinhos, eis alguns motivos que nos levam a crer que a 5ª temporada de The Walking Dead será, de longe, a mais brutal de todas.

Rick sabe que é matar ou morrer


Desde os eventos da prisão Rick vem percebendo que há situações que nenhum tipo de diálogo funciona. Não adiantou tentar uma trégua com o Governador e muito menos com o grupo de Joe.

No mundo atual só há uma regra e uma linguagem universalmente conhecida: a da violência. Seja mais forte. Seja mais brutal. Somente assim você sobreviverá. E ele está disposto a fazer o que for preciso para proteger a sua família.

Quem está tentando devorá-los desta vez não são os zumbis


O mundo caiu por causa dos mortos tentando devorar os vivos. Esse é um inconveniente que eles aprenderam a lidar ao longo de 4 temporadas. Mas tudo leva a crer que agora quem está tentando tirar um pedaço deles são vivos.

Antes de serem capturados pelos habitantes de Terminus, Rick percebeu vários sinais indicando que aquele grupo está se alimentando de outras pessoas, como as carcaças humanas em um pátio, gritos vindo de outros vagões e o leite em pó no chão, que seria usado para engorda dos prisioneiros.

Mais pistas foram surgindo ao longo do ano, como uma das cenas do trailer da 5ª temporada, onde há uma pessoa em uma mesa cirúrgica, aparentemente sendo operada.


Uma coisa são pessoas tentando te matar, como o Governador. Outra coisa, totalmente diferente, são pessoas tentando te devorar, metodicamente, um membro de cada vez. É muito mais cruel e tem muito mais impacto psicológico.

Tema os Caçadores


E a última pista que indica que eles lidarão com canibais é o mais novo pôster promocional, cuja frase de chamada é “Caçar ou Ser Caçado”.

Parece ser uma referência ao arco dos canibais dos quadrinhos, no momento em que Rick planeja contra-atacar, caçando aqueles que seriam os caçadores. E uma vez rendidos, eles são esquartejados um a um pelo grupo de Rick. Certamente o momento mais sombrio em The Walking Dead.

O drama dos Caçadores

Por mais que as ações de Rick tenham ido além dos limites, o drama dos caçadores também é extremamente perturbador. Imagine esta cena sendo adaptada para a TV:


O líder dos caçadores tenta a todo momento justificar seus atos, de uma forma excessivamente amistosa, como se ele estivesse se desculpando por algo casual. A impressão que passa é que todos ali eram pessoas normais, de bem, antes do apocalipse, que foram transformadas devido às circunstâncias.

Caso este drama seja bem explorado, seria possível mostrar ainda mais cenas de brutalidade por meio de flashbacks e outros recursos narrativos. Canibalismo é uma realidade em situações extremas. É um drama humano real e faz todo o sentido no contexto de The Walking Dead.

The Walking Dead irá retornar com a quinta temporada no dia 12 de outubro de 2014 na AMC e no dia 14 de outubro de 2014 FOX Brasil. Veja o trailer legendado da quinta temporada aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário