sábado, 27 de setembro de 2014

Mais segredos de Resident Evil: Revelations 2


Resident Evil Revelations 2 foi anunciado com um teaser conceitual cheio de easter-eggs da série e também algumas dicas do que pode estar por vir no game, como os próprios produtores já afirmaram.

Agora, durante a Tokyo Game Show 2014, a Capcom lançou uma versão estendida do teaser conceitual, com outras pistas escondidas. O novo vídeo é mais claro e não tem as faixas nas extremidades inferior e superior, que deixam mais alguns detalhes aparecer.

Vamos analisar essas novas dicas? Algumas coisas que já eram visíveis no trailer anterior podem ser consideradas de uma forma diferente agora que já sabemos mais detalhes do título. O objetivo é reunirmos a maior quantidade de informações possível e cogitar ao máximo!

Vamos começar do começo e voltar para a porta com um “T”? Quando a gente fez a primeira análise, cogitamos que o “T” poderia ser uma dica para T-vírus, o agente infeccioso mais famoso da série. Foi ele que deu origem aos zumbis dos primeiros jogos e que levou Raccoon City à completa destruição.


A Capcom já anunciou que os inimigos de Revelations 2 serão os Afflicted (afligidos, em uma tradução direta e péssima). A gente não sabe ao certo se eles são exatamente zumbis ou qual o agente que os transforma, mas se pura e simplesmente não se chamam “zombies”, devem ser um tipo diferente ou são infectados por alguma coisa diferente.

Como o T-vírus é um agente muito importante e um grande legado da Umbrella, pode ser que, como já aconteceu outras vezes, tenhamos um vírus “derivado” do T, como o T-Veronica, T-Abyss, etc.

Extrapolando o teaser e já considerando questões de gameplay e tudo mais, sabemos que a Moira carregará uma lanterna e que ela poderá ser usada para auxiliar Claire no combate. A filha de Barry pode apontar a luz em direção aos Afflicted, deixando-os desnorteados, o que abre espaço para que Claire aplique um golpe físico. Já que estamos em uma prisão, um ambiente bastante escuro, podemos cogitar que os Afflicted são, de alguma forma, sensíveis a luz?


Já vimos isso antes? Pois sim! As Plagas de Resident Evil 4 (tipo 1) eram sensíveis a luz, e apareciam somente durante as partes noturnas. Isso mudou em Resident Evil 5, quando o parasita foi desenvolvido e se tornou resistente.

E aí: T-vírus? Las Plagas? Quem sabe uma mistura dos dois?

Ainda falando nos Afflicted, eu preciso chamar atenção para uma coisa MUITO LOUCA que aparece somente nessa imagem acima, que saiu em uma revista. Vocês vêem os rostos no lado direito do corpo do inimigo, na região da barriga? O que diabos é isso? Será que cada Afllicted não é uma pessoa só infectada?

Com todas as coisas espetadas e o clima do primeiro trailer divulgado, os Afflicted não só parecem pessoas que foram infectadas, mas também torturadas. Tenso.

Vamos voltar para as pulseiras coloridas?


A gente já tinha falado delas antes, mas elas são o maior destaque do vídeo. Tínhamos cogitado que as pulseiras serviriam como um HUD, que mostraria o estado do jogador em “fine-caution-danger” ou talvez o estado de infecção de um indivíduo. Uma das imagens oficiais de Revelations 2 parece confirmar que a pulseira é um medidor importante para o gameplay:


Se vocês observarem a cena, a Claire está sendo atacada e a pulseira está com a luz laranja… provavelmente indicando que ela está em um estado “Caution” caminhando para “Danger” ou algo do tipo. Não é uma boa hora para se ter somente uma faca de combate =/

Nos gameplays liberados hoje fica complicado de ver, porque são todas filmagens das telas do stand da Capcom. Precisamos de olhos atentos! Você consegue perceber se as pulseiras mudam de cor nos vídeos? Avisa pra gente nos comentários.

[ATUALIZAÇÃO]: O Jam007 estava atento aos gameplays e percebeu que o sinal que indica o estado do personagem (fine, caution ou danger) é a vermelhidão na tela, como no primeiro Revelations. A pulseira continua verde mesmo quando o personagem está quase morrendo, nesse caso. Então, a gente conclui que a pulseira deve mesmo indicar se o personagem está infectado ou progressão da infecção.

E o moço com a camisa da TerraSave?


Era sinal de Claire no jogo? ERA SIM! Agora a gente já consegue entender o que exatamente o que está acontecendo nesse teaser. As pessoas estão mesmo em um evento da TerraSave. Claire e Moira estão presentes, e acabam sendo sequestradas, como boa parte das pessoas que estão no local.

Por falar em TerraSave, vocês repararam em uma coisa bem legal das scans da Famitsu?


No topo dá pra ver o pessoal da ONG prestando apoio às vítimas de Kijuju! À esquerda a gente vê um cenário bem parecido com aquela área inicial de Resident Evil 5, onde conhecemos Sheva; à direta, vemos que o pessoal amparado lembra muito os típicos Majinis do game.

Será que Revelations 2 vai fazer alguma ponte com os acontecimentos de Resident Evil 5? Já que no começo estamos em um evento da TerraSave, essas cenas podem fazer parte só de uma demonstração de algumas ações humanitárias da ONG… Cogitem!

As duas pessoas da imagem a seguir chamaram muito a atenção do pessoal que viu o teaser. Um deles parece bastante com o Barry e muita gente cogitou que a moça fosse a Rebecca.


Muito provavelmente esses dois são Barry e Moira Burton. As roupas da moça batem exatamente com o figurino de Moira no game: o capuz, cabelo curto, o short de jeans e a meia-calça escura por baixo. Um dos protagonistas do jogo estava bem ali, debaixo do nosso nariz!

O fato de Barry estar no teaser indica que o veremos no jogo? Pode ser um sinal de que ele está no tal evento da TerraSave? Se Barry esteve lá, foi sequestrado como Moira e Claire. Se não estiver, pode acabar entrando no jogo tardiamente, ajudando Moira e Claire a escaparem da ilha. Já posso pedir um “Separate Ways” do Barry ou tá muito cedo?

A posição dos dois na cena parece indicar que Moira e Barry estão discutindo. Como já foi dito que Moira é instável e desbocada… dá pra pensar que talvez ela e o pai tenham um relacionamento complicado. A moça está numa idade difícil, no fim da adolescência e está iniciando sua vida na luta contra o bioterrorismo. Barry já sofreu bastante com isso e teve a família diretamente afetada pelos planos da Umbrella. É provável que ele não concorde ou não encoraje o envolvimento de Moira com a TerraSave.

Voltando aos easter-eggs…

Não era possível que dentre tantas referências como um quadro com navio, erva e guarda-chuva da Umbrella, ESSE easter-egg não estivesse no teaser, né? Mas ele foi incluído no vídeo completo:


Um guardanapo com um desenho de sanduíche e “Jill’s”. Não podia faltar, não é?


E o que raios aquele moço agachado está fazendo?



Está procurando alguma coisa no bom e velho baú da série!

Não é estranho demais ter um recipiente cheio de ovos com casca em uma festa como essa?



Meio estranho, mas pode ser um easter-egg (eike trocadilho!) com os ovos incorporados em Resident Evil 4 e 5.

Câmeras!



As câmeras eram mais complicadas de enxergar antes porque elas ficam bem na extremidade superior da tela, e o teaser inicial tinha faixas nessas porções do vídeo. “Evil is watching”… o mau observa mesmo, e aparentemente, o tempo todo. Mesmo enquanto tudo está mais calmo no evento, a câmera está lá, bisbilhotando todos os convidados. Dá pra dizer que a coisa toda do sequestro de Claire e Moira foi algo bastante premeditado e que elas não entraram de gaiato nessa…

Parece que todo o conceito do jogo deve girar em torno dessa frase, “o mal observa”. Lembra um pouco o clima de CODE Veronica, tanto pela vigilância do Alfred quanto pelas câmeras instaladas pelo Wesker (aquelas que chamavam Hunters, argh!). Pode ser tudo uma grande coincidência, mas temos um stalker, uma prisão, uma ilha, Claire… tudo cheira a CODE Veronica demais, não é?

Tudo isso pode indicar que os membros da TerraSave estão não só sendo alvo de vingança de alguma organização bioterrorista ou que produza armas biológicas, mas que estão sendo usados como cobaias mesmo.

Todo mundo ser sequestrado e estar infectado, menos Claire e Moira é só um furo no roteiro ou tem algo maior por trás?



Nada de absurdamente especial nesse zumbi além de causar impacto e ser meio que o auge dessa parte do vídeo com os mortos-vivos. Só coloquei para destacar o trabalho sen-sa-ci-o-nal de maquiagem. Ficou muito bom. O teaser é todo bem bolado e esse tipo de coisa demonstra capricho… pelo menos da galera do marketing, né?

No vídeo anterior muita gente reparou nesse detalhe super sutil de uma bala quase alcançando a cabeça de um zumbi. O vídeo terminava antes de a gente saber o que seria atingido e, agora, temos o resultado.



Assim como a luz das pulseiras, a única coisa a ter cor aqui é o sangue que espirra da cabeça do zumbi.

A gente não sabia também exatamente para o que a menininha do vídeo estava apontando, mas tivemos a nossa confirmação agora.



Duas moças, que parecem com Claire e Moira, aparecem na cena final do vídeo.

O grande mistério desse vídeo ainda está na garotinha. Muita gente uniu a imagem dela a possível presença da Claire (quando ainda não estava confirmado), para dizer que havia algum indicativo de todo o instinto maternal da personagem, como a gente viu em Resident Evil 2 e em Degeneração. Mas e se ela significar algo, além disso?



Rá!

Eu sei que muita gente DETESTA que filmes e jogos se misturem. Eu sei, mas leiam com calma até e guardem as pedras, tomates e outros objetos aí, ok?

Resident Evil 4 e Umbrella Chronicles já fizeram isso: pegaram conceitos criados nos filmes do Paul Anderson e inseriram nos jogos, como os lasers e a famosa Red Queen (e a irmãzinha boa, White Queen).

Nos filmes, ela é um holograma, que se apresenta na forma de uma capeta garotinha. A função dela é monitorar e proteger a “colméia”, o super laboratório da Umbrella em Raccoon City. Mais pra frente a gente descobre que ela ainda existe e protege o sistema da empresa como um todo, além de avisar que VAI TODO MUNDO MORRÊ AQUI DENTRO!

A gente já viu a Red Queen nos jogos também, mas somente como um sistema de inteligência artificial criado pelo Sergei para proteger os dados da Umbrella. Pra quem não se lembra, nos jogos ela é uma moça mais madura, voz sexy e tudo mais:


O Wesker destrói a Red Queen ao final do capítulo Dark Legacy, depois de pegar todos os dados da Umbrella, em 2003.


Revelations 2 se passa em 2011. A Red Queen original já não existe mais há cerca de uns 8 anos. Isso não significa, no entanto, que ninguém tenha criado um novo sistema semelhante a ela, assim como vírus como os da Umbrella continuam a ser produzidos. Aliás, os dados da empresa estavam todos com o Wesker, mas com a morte dele não significa que essas informações não tenham ido parar na mão de alguém ou de outra organização, incluindo aí dados para a criação de um novo sistema como a Red Queen.

É tudo uma grande suposição, mas é difícil encontrar algum propósito relevante para a garotinha no teaser. Unir a presença dela ao “evil is watching” nos faz pensar automaticamente na imagem da Red Queen dos filmes. O movimento final dela, apontando exatamente para Claire e Moira pode ser um indício de que é ela quem “está de olho” nas duas.

Vale a pena ler a primeira análise do teaser conceitual, onde reunimos uma boa quantidade de easter eggs e pistas com observações nossas, mas também com a ajuda do pessoal que participou através dos comentários.

Enxergou mais alguma coisa? Tem uma teoria? Compartilha com a gente! o/

Via: REVIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário