sábado, 13 de setembro de 2014

HQ The Walking Dead - Rick Grimes, a lenda viva


Desde o início de The Walking Dead, Rick sempre deixou claro que não gostava de ser um líder. Ele assumia este papel apenas para proteger sua família.

E foi assim por um bom tempo, até meados do arco “Sem Saída” e “Um Mundo Maior”, onde surgiram suas primeiras epifanias sobre a possibilidade de reconstruir o mundo ao invés de apenas tentar sobreviver. E para que esse sonho se tornasse realidade, era necessário se aceitar como líder.


Como líder de Alexandria e orientando as comunidades de Alto do Morro e o Reinado, Rick investiu contra Os Salvadores e juntos venceram a Guerra Total. Foi o fim da opressão e o início de uma era de prosperidade.

“É uma honra conhecê-lo”

As mudanças foram tão drásticas que Rick invariavelmente conquistou o respeito e admiração de todos, por onde quer que passe. Desde a edição 127, a primeira do arco “Um Novo Começo”, podemos ver vários momentos que indicam esse fato, como Andrea comentando que “Rick não ficará feliz com este atraso” para um dos trabalhadores e a própria reação dos guardas ao encontrarem seu líder.

Na recém-lançada edição 130 tivemos uma melhor noção da popularidade de Rick, de causar inveja a qualquer político. Ao chegar no Alto do Morro, mesmo debaixo de forte chuva ele foi abordado por vários admiradores, querendo simplesmente cumprimentá-lo.


Rick acusa Maggie de ter provocado esta situação, com seu discurso de “Eu acredito em Rick Grimes”. Inclusive esse teria sido o motivo de sua mudança do visual, com barba longa e cabelo raspado: para despistar as pessoas. Afinal, Rick não assumiu o papel de liderança para massagear o próprio ego, como Gregory, ou para ter vantagens acima dos outros, como Negan.

A Importância das Lendas

Contudo, por mais que Rick deteste este tipo de bajulação, a atribuição de lendas é um processo importante para a civilização. É importante que o povo tenha modelos para se inspirar e se espelhar. Faz parte do desenvolvimento de uma sociedade. Fez parte do desenvolvimento dos Estados Unidos.

Quem sabe um dia Rick não figure ao lado de nomes como George Washington, Abraham Lincoln e Theodore Roosevelt.

Será que Rick Grimes conseguirá trabalhar adequadamente com esta nova responsabilidade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário