segunda-feira, 4 de março de 2013

Diferenças entre Zumbis, Mortos-Vivos e Demortos


Sempre existiram discussões, onde uma pessoa diz que determinada coisa não é possível, porque zumbis são de um determinado jeito. Por esse motivo, tentaremos explicar o que é um zumbi, e como existem vários tipos dos mesmos.

Neste post, responderemos a seguinte questão: Zumbis e mortos-vivos são coisas diferentes?

Sim, são coisas totalmente diferentes! Abaixo tentaremos explicar essa minha visão.

O que é um zumbi?

Um zumbi não necessariamente é um morto vivo. Um zumbi basicamente é uma pessoa que não age mais de forma racional, agindo basicamente agora por instinto (como no filme: 28 Days Later), ou por controle (como nos filmes White Zombie – controle feito por outro humano, ou Evil Dead ou [REC]² – possessão demoníaca).


O que é um morto-vivo / desmorto?

Já um morto-vivo, não necessariamente é um zumbi. Vampiros (aqueles que morrem e voltam) são mortos-vivos e tem consciência do que fazem e não são controlados por ninguém.

OBS.: No caso de vampiros, temos alguns casos onde os mesmos não são mortos-vivos. Temos histórias onde os mesmos nascem como vampiros (os puro sangue de Blade), ou que o vampirismo funciona como uma doença/infecção, onde o contaminado não necessariamente precisa morrer para se tornar um vampiro.


Um morto-vivo, ou desmorto, é uma pessoa ou criatura que foi clinicamente dada como morta, e que depois retorna a vida.

Esse retorno a vida pode ocorrer de diferentes modos (falaremos isso em outra oportunidade), porém o resultado geralmente só podem ser dois:

No primeiro resultado, a pessoa ou criatura retorna a vida da mesma maneira de antes de morrer, sem nenhuma mudança física ou mental, nesses casos chamamos este retorno a vida de ressurreição (como Jesus Cristo da Bíblia Católica, ou Goku do anime Dragon Ball). Ela é a mesma pessoa/criatura de antes de morrer.


No segundo resultado, a pessoa ou criatura retorna a vida, mas com características físicas e/ou mentais modificadas. Ela não é a mesma pessoa/criatura de antes de morrer. Neste caso normalmente chamamos eles de “mortos-vivos”.

Diferença entre morto vivo e desmorto:

O termo desmorto, até onde sei, não é oficial, pois não consta em dicionários e enciclopédias. Porém “desmorto” seria uma tradução literal da palavra inglesa “undead”, a qual nós traduzimos como morto-vivo.

O “un” do undead pode ser traduzido com “des”, tendo como exemplo a palavra “unlock”, em português “destrancado”. Ou seja, aquilo que estava trancado, não está mais, está destrancado. Então para desmorto, o significado é: “aquilo que estava morto, e não está mais”.

Desmorto é toda pessoa ou criatura que morreu, e depois voltou a vida.

Morto-vivo é a pessoa ou criatura que morreu, voltou a vida, e ainda carrega características de um morto ou no mínimo características incomuns de uma pessoa/criatura viva.

Exemplos:

Vejamos alguns exemplos para ilustrar melhor essas diferenças:


Conclusão:


Todo morto-vivo é um desmorto. Mas nem todo desmorto é um morto-vivo.

Um zumbi pode ser um morto-vivo, mas há zumbis que não precisam ter morrido para ser zumbi.

Aqueles que ressuscitaram são considerados desmortos (undead).

Via: Desmorto

4 comentários:

  1. Desculpe, mas eu não concordo. Seres possuídos, geralmente depois de terminada a possessão, voltam a ser humanos, o que não acontece com zumbis, eles não deixam de ser zumbis... bom essa é a minha visão...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc já assistiu o filme Meu Namorado é um Zumbi?
      Os Zumbis voltam ao normal só pela força do Amor. :/
      KKKKKKK

      Excluir
    2. Bem, uma outra "referência" é o filme "2019-O Ano da Extinção", onde um vampiro descobre acidentalmente a cura para voltar a ser humano.
      E por ai vai....

      Excluir
  2. Os Vampiros do Filme Entrevista Com Vampiro não são Desmortos. A passagem era feita da seguinte forma: o sangue era sugado até a pessoa QUASE morrer. Daí o iniciado teria que sugar sangue do vampiro. Daí segue....

    ResponderExcluir