sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Uma Noite Alucinante – A Morte do Demônio (The Evil Dead, 1981)

O filme dessa semana é a primeira parte de uma trilogia que ganhará um remake ainda nesse primeiro semestre (confira mais aqui), com data de lançamento previsto para 19 de abril: The Evil Dead ou Uma Noite Alucinante – A Morte do Demônio.


A trovejante festa de sangue de Sam Reimi é um clássico, mas se merece ou não ser chamada de filme de zumbi depende de quão específico você quer ser quanto aos mortos-vivos. Parece prudente incluí-lo, por ter sido uma influência tão grande para os filmes de zumbi de Peter Jackson Trash – Náusea Total e Fome Animal.

Sinopse

Cinco amigos (Ash, Shelly, Scott, Linda e Cheryl) resolvem passar o fim de semana em uma cabana nas montanhas do Tenessee. Só que, no meio do caminho, eles se deparam com uma casa abandonada. Scott e Ash decidem investigar e acabam encontrando um livro e um gravador. Os amigos, então, ouvem a gravação e descobrem que o livro em mãos é na verdade o Necronomicon, o livro dos mortos que tem o poder de ressussitar pessoas.

Ficha Técnica

Título Original: The Evil Dead
Diretor: Sam Reimi
Produtor: Robert Tapert
Roteiro: Sam Reimi
Elenco: Bruce Campbell, Ellen Sandweiss, Hal Delrich, Betsy Baker, Sarah York, Philip A. Gillis, Dorothy Tapert, Cheryl Guttridge, Barbara Carey, David Horton, Wendall Thomas, Don Long, Stu Smith, Kurt Rauf, Ted Raimi, Ivan Raimi, Bill Vincent, Mary Beth Tapert, Scott Spiegel, John Cameron, Joanne Kruse, Gwen Cochanski, Debie Jarczewski, Sam Raimi, Robert G. Tapert.
Fotografia: Tim Philo
Trilha Sonora: Joseph LoDuca
Duração: 85 min
Ano: 1981
Gênero: Terror
País: EUA
Cor: Colorido
Distribuidora: Não definida
Classificação: 14 anos

Trailer (Sem Legendas)


Curiosidades

- O diretor Sam Raimi e o ator Bruce Campbell eram amigos de colégio, tendo feito vários filmes em super-8 antes da realização de Uma Noite Alucinante - A Morte do Demônio.

- Sam Raimi queria que o título original fosse "Book of the Dead", mas o produtor Irvin Shapiro o modificou para "The Evil Dead". O motivo foi que o título proposto afastasse o público adolescente, pouco afeito à literatura.

- O roteiro original previa que todos os personagens estivessem fumando maconha ao ouvirem pela 1ª vez a fita. Os atores resolveram fumar de verdade ao rodar a cena, mas a idéia não deu certo. O comportamento deles obrigou que a cena fosse posteriormente regravada.

- Após a conclusão da fotografia principal, na passagem de ano entre 1979 e 1980, a maioria dos atores deixou a produção. Entretanto ainda havia boa parte do filme a ser rodada, o que fez com que Bruce Campbell rodasse várias cenas com dublês, substituindo os atores principais.

- Bruce Campbell torceu o tornozelo ao rodar uma cena.

- A voz do professor na fita é de Bob Dorian, apresentador do American Movie Classics.

- O sangue visto em cena é uma combinação de Karo com corante alimentício vermelho. Em determinado momento das filmagens a camisa de Bruce Campbell estava tão ensopada de sangue falso que, ao pegá-la, ela simplesmente quebrou. O sangue falso havia solidificado.

- Pode ser visto em cena um cartaz rasgado de Quadrilha de Sádicos (1977).

- A cena em que a personagem Cheryl é estuprada por árvores possuídas foi banida em alguns países.

- Na Alemanha Uma Noite Alucinante - A Morte do Demônio foi lançado nos cinemas e em vídeo no mesmo dia, devido a problemas com a censura local. O filme foi posteriormente proibido de ser exibido nos cinemas, mas permaneceu no top 10 local durante algumas semanas.

- Foi adaptado como um musical da Broadway em 2006.

- Seguido por Uma Noite Alucinante 2 (1987) e Uma Noite Alucinante 3 (1993).

- O orçamento de Uma Noite Alucinante - A Morte do Demônio foi de US$ 350 mil.

Imagens











Nenhum comentário:

Postar um comentário