sábado, 5 de janeiro de 2013

State of Decay

State of Decay será um jogo para apenas um jogador, que está em fase de desenvolvimento pela produtora Undead Labs, para Xbox 360 e PC. O jogo ainda não possui uma data de lançamento, mas que será no primeiro semestre de 2013.


Para efeito de divulgação a Undead Labs divulgou imagens e vídeos (que poderão ser conferidas ao longo deste post) sobre o jogo que lembra bastante o Day Z e War Z.

História e Jogabilidade

O Renascimento da Civilização

Voltando para sua cidade após uma viagem de pesca, o protagonista de State of Decay encontra seu mundo completamente destruído, tomado por uma terrível infestação de mortos-vivos. Ele parte então em uma busca por sobreviventes em meio aos cadáveres andantes - e tem sucesso. A primeira parceria com um aliado é assim formada, e isso dá início a uma nova comunidade, focada exclusivamente na resistência aos zumbis.

Enquanto exploram os cenários do game, os jogadores podem encontrar diversos outros humanos, e convidá-los para seu grupo de sobreviventes. Essa nova unidade deve estabelecer e fortificar uma base, segura da influência dos mortos, para servir como abrigo no período entre missões de coleta de recursos - como água, comida e munição, todos finitos e insubstituíveis.

Obs: As habilidades específicas de cada sobrevivente serão determinantes no sucesso de uma comunidade em State of Decay. Para realizar a manutenção de aparelhos, por exemplo, será necessário alguém com conhecimentos de electricista. Sem alguém capaz de construir fortificações, será difícil criar barreiras contra zumbis; se ninguém no grupo tiver mira boa, não haverá ninguém para ficar de guarda na torre de franco-atiradores; e por aí vai.

Em State of Decay, a escassez de provisões pode ser um inimigo tão cruel quanto um zumbi. Na hora de planejar o funcionamento de sua comunidade, portanto, entra o elemento estratégia. Jogadores poderão optar por iniciar uma verdadeira caçada aos mortos-vivos para limpar uma região inteira antes de começar a vasculhá-la atrás de recursos, ou então infiltrar as linhas inimigas para uma missão de coleta focada em um único ponto do mapa.

Os produtores do jogo prometem que cada escolha dos jogadores, por menores que sejam, terão influência em seu mundo aberto e dinâmico. Ao limpar as redondezas de sua base, por exemplo, os sobreviventes garantem que a área ficará razoavelmente segura - ao menos até a próxima grande investida da horda de andarilhos.

Zumbis não dormem

Exatamente como um "Farmville", State of Decay terá um mundo persistente. Isso significa que mesmo quando os jogadores estiverem longe da ação, os personagens de suas comunidades continuarão lutando pela sobrevivência. Desta forma, os que passarem tempo demais fora do jogo podem voltar e encontrar seus estoques de comida e medicamentos completamente esgotados, sendo então obrigados a partir em uma missão de emergência.

Aspectos de jogabilidade como estes rotulam State of Decay mais como um jogo de estratégia do que de ação - mas isso não significa que o elemento não dará as caras no game.

Mais capaz de defender-se do que os sobreviventes de "Day Z", os personagens poderão equipar-se de armas brancas ou de fogo e investir contra pequenos grupos de mortos-vivos, ou então preparar os punhos e literalmente partir para a porrada. Até mesmo carros poderão ser utilizados para exterminar as criaturas.

E por falar em sobreviventes, é importante mencionar: cada um deles terá seus próprios atributos, habilidades únicas e personalidades, tornando a manutenção e o controle de seu grupo um outro fator essencial da jogabilidade. Ao site Destructoid, um representante da Undead Labs deu o exemplo de um personagem que é um excelente franco-atirador, mas que tem uma personalidade irritante e costuma esconder mantimentos para seu uso próprio. Caberá aos jogadores medir os pontos positivos e os negativos para decidir se tal sobrevivente deve receber abrigo ou ser abandonado.

Ficha Técnica

Desenvolvedora: Undead Labs
Publicadora: Microsoft Studios
Motor: Cry Engine 3
Plataforma(s): Xbox 360, PC
Data de lançamento: Provavelmente no 1º semestre de 2013
Gênero: Mundo aberto, Survival Horror
Modos de jogo: Single Player

Obs: O desenvolvimento do game está sendo com o CryEngine 3, e possivelmente haverá uma opção do game em LAN, mas nada de MMO ou Online por enquanto. No entanto a equipe que desenvolve o game afirma que posteriormente pretendem lançar uma atualização que permitirá jogar online.

Imagens









 





Vídeos
State of Decay  Trailer




State of Decay – Construindo a Base




State of Decay – Distração



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