sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Dia dos Mortos (Day of the Dead) - 1985 [FILME DA SEMANA]

Mais um filme de George A. Romero, pai dos filmes de zumbis. Filme que fecha a trilogia que começa com A Noite dos Mortos Vivos (1968), segue com O Despertar dos Mortos (1978) e encerra com este Dia dos Mortos (1985). Dia dos Mortos, é o preferido de Romero, que o define como seu “épico zumbi”. É provavelmente o mais sangrento da trilogia, visto que o ponto alto do filme vai para os excelentes efeitos de maquiagem, que não economizou no uso de tripas bovinas para criar algumas das mais memoráveis – e nojentas – cenas já mostradas no gênero.


Sinopse

Os mortos-vivos dominaram a Terra e apenas um pequeno número de humanos conseguiu resistir. Estes sobreviventes, entre eles soldados e cientistas, se refugiaram em um abrigo militar subterrâneo, mas a situação está cada vez mais crítica: o estoque de alimentos está baixando, a munição e os medicamentos estão cada vez mais escassos. A sobrevivência dos humanos só poderá ser garantida se este grupo chegar até um local inacessível, descobrir como combater os mortos-vivos e enviá-los de volta para suas sepulturas. Uma das últimas esperanças pode estar nas pesquisas realizadas pelo excêntrico Doutor Logan (Richard Liberty), mas a tensão e o desespero entre os humanos crescem cada vez mais. Eles se entregam a uma terrível batalha pela vida. Parte final da trilogia de George A. Romero.

Ficha Técnica

Diretor: George A. Romeroo
Elenco: Lori Cardille, Terry Alexander, Joseph Pilato, Jarlath Conroy, Anthony Dileo Jr., Richard Liberty, Sherman Howard, Gary Howard Klar, Ralph Marrero, John Amplas, Phillip G. Kellams, Taso N. Stavrakis, Gregory Nicotero, Don Brockett, William Cameron, Deborah Carter, Winnie Flynn, Debra Gordon, Jeff Hogan, Barbara Holmes, David Kindlon, Bruce Kirkpatrick, 'Wild Bill' Laczko, Susan Martinelli, Kim Maxwell, Barbara Russell, Gene A. Saraceni, John D. Schwartz, Mark Tierno, Mike Trcic, John Vulich, Terry Adams, Al Anderson, Tom Ardolino, David Barckhoff, Gabriel Bartalos, Matt Bartlett, Howard Berger, Jim Blazer, J.R. Bookwalter, Tom Brown, Everett Burrell, Mary Caputo, Bill Cardille, Glenn Charbonneau, Delilah, Mark Dodson, Billy Elmer, Donald Farmer, Paul Gagne, David Granati, Hermie Granati, Joey Granati, Rick Granati, Barry Gress, Peter Iasillo Jr.
Produção: Salah M. Hassanein
Roteiro: George A. Romero
Fotografia: Michael Gornick
Trilha Sonora: John Harrison
Duração: 100 min.
Ano: 1985
País: EUA
Gênero: Terror
Cor: Colorido

Trailer


Curiosidades
                                            
- George A. Romero faz uma participação como um zumbi empurrando uma carroça no fundo da cena, durante o banquete final dos mortos-vivos. Ele usa um cachecol de lã em volta da cintura.O cenário subterrâneo não foi feito em estúdio. O local é, na verdade, uma mina desativada próxima a Pittsburgh, que estava sendo utilizada como armazém.

- O excesso de violência foi um dos maiores motivos de briga na produção do filme. O orçamento inicial era de sete milhões de dólares, e o roteiro, claro, bem mais ambicioso, mas os produtores queriam que boa parte da violência fosse cortada, para que a classificação da censura diminuísse e os adolescentes fossem ao cinema, aumentando a bilheteria e dando mais dinheiro. Mas tripas são tripas, e nenhum dinheiro comprou a sangüinolência de Romero, que bateu o pé e diminuiriam o orçamento para 3,5 milhões de doláres.

Imagens











Nenhum comentário:

Postar um comentário