sábado, 17 de novembro de 2012

The Last of Us

The Last Of Us é um jogo único, recheado de adrenalina do início ao fim.


The Last of Us é um jogo de terceira pessoa de aventura/ação com elementos de sobrevivência e de horror. Atualmente está em desenvolvimento pela Naughty Dog em exclusivo para a PlayStation 3 e será lançado em 2013.

O jogo desenrola-se num cenário pós-apocalíptico e conta a história de Ellie e Joel, dois dos sobreviventes.

Cenário

The Last of Us começa numa zona de quarentena em Boston, vinte anos depois da praga. Trata-se de um período quando as pessoas já estão acostumadas com a situação e sabem o que fazer para tentar sobreviver.

Personagens

Ellie nasceu num cenário de destruição quase que completa e não chegou a conhecer o mundo “normal”, como ele era antes de ser devastado. Por conta disso ela vive em um orfanato mantido pelo exército local, longe de áreas infectadas pelo vírus que é o possível responsável pelo caos e cenários em ruínas no mundo todo.

É aí que entra Joel, que trabalhou durante anos como um caçador de recompensas, disposto a qualquer coisa para se manter na ativa. Joel é contratado por um misterioso homem para resgatar Ellie deste orfanato.

Assim ambos saem da zona de quarentena, e o jogo começa a percorrer várias áreas dos Estados Unidos, incluindo a cidade de Pittsburgh pós-apocalíptica e outras localizações agora reclamadas pela natureza.

Evidentemente, as coisas tendem para o pior, quando os militares percebem sua fuga e começam a persegui-los. Depois de um esconderijo deixar de ser seguro, Joel e Ellie continuam a sua viagem pelos Estados Unidos, e as suas tentativas desastrosas para escapar às forças da lei começam-se a desdobrar. Ao longo do caminho, a dupla também terá de enfrentar vários inimigos, desde humanos infectados a outros sobreviventes como caçadores ou ladrões. Também é sugerido que a sobrevivência envolverá tanto matar como revistar os corpos.

O jogo ainda contará com mais um personagem divulgado pela Naughty Dog: Bill que é um homem misterioso que tem uma ligação com o passado de Joel, um dos personagens centrais. Ele tem uma dívida com Joel que agora precisa pagar.

Jogabilidade

O combate em The Last of Us desenvolve-se primariamente em combates corpo-a-corpo. As armas do jogo são degradáveis.

Enquanto as armas de fogo podem ser procuradas, a sua munição é muito escassa. A Naughty Dog assegurou que em The Last of Us o jogador nunca irá correr pelo ambiente sem disparar a arma com cuidado. A saúde não regenera, forçando o jogador a ser mais conservador. A ênfase em expor a fragilidade do jogador ajuda a acentuar a pressão para sobreviver num mundo agressivo.

O jogador controla Joel, enquanto Ellie, é controlada pela AI, permanecendo junto a Joel durante grande parte do jogo. O modo cooperativo não irá existir no jogo, no entanto a Naughty Dog afirmou que The Last of Us não é "uma grande missão de escolta." Ellie é uma personagem de suporte em vez de uma vitima frágil: por exemplo, ela pode chamar inimigos para Joel e ajudá-lo atirando objetos como tijolos. Ellie pode morrer, mas também pode defender-se até certo nível, usando armas ou a sua astucia para escapar ao perigo.

Durante o jogo, o jogador é obrigado a confrontar-se com os Infectados (ex-humanos infectados com um fungo) e com os Sobreviventes (humanos, que apesar de não estarem infectados são também hostis). Cada tipo de inimigo tem padrões de AI muito distintos, com os humanos a serem particularmente competentes: conseguem trabalhar juntos, confiando informação importante uns com os outros, conseguem fugir, trocar de táticas dependendo se Joel tem uma arma de fogo ou uma arma branca, e até se podem render se souberem que já estão derrotados. Acima de tudo, a AI inimiga é muito adaptável, oferecendo muitas dinâmicas variáveis de acordo com a qual o jogador se vai confrontar. A Naughty Dog designou a sua programação da AI com o nome "Balança de Poder".

O jogo também contempla uma gestão de inventário e um sistema de combinação de objetos. A qualquer altura, Joel pode abrir a sua mochila para combinar ou usar objetos, como por exemplo, para fazer um coquetel molotov.

Ao contrário de Uncharted, os jogadores podem interagir com objetos no ambiente por causa da história de fundo ao invés da sua mera progressão. Por exemplo, quando os jogadores veem um pôster de um filme, podem escolher interagir com ele ou não. Os itens com a qual o jogador pode interagir ficam iluminados.

Logo após a inauguração de The Last of Us, o co-presidente da Naughty Dog, Evan Wells, comentou no Blog PlayStation mais alguns detalhes:

"The Last of Us é uma experiência de gênero-definindo que mistura elementos de sobrevivência e de ação para contar a história de uma personagem e de uma praga moderna que dizima a humanidade. A natureza invade a civilização, forçando os sobreviventes restantes a matar por comida, armas e tudo o que podem encontrar. Joel, um sobrevivente cruel, e Ellie, uma jovem corajosa adolescente, devem trabalhar juntos para sobreviver na sua jornada que resta dos Estados Unidos."

Trailers:


Gameplay:


Imagens:












The Last of Us tem previsão de lançamento para janeiro de 2013, exclusivamente no PlayStation 3.

Extraído: Wikipédia

3 comentários: