quarta-feira, 7 de novembro de 2012

DZ - System - Base do Projeto


Antes de explicar o que é o Dia Z, devo apresentar para vocês 'o que é um meme'...pesquisei e segundo a definição do Wikipedia:
Um meme, termo cunhado em 1976 por Richard Dawkins no seu bestseller controverso O Gene Egoísta, é para a memória o análogo do gene na genética, a sua unidade mínima. É considerado como uma unidade de informação que se multiplica de cérebro em cérebro, ou entre locais onde a informação é armazenada (como livros) e outros locais de armazenamento ou cérebros. No que diz respeito à sua funcionalidade, o meme é considerado uma unidade de evolução cultural que pode de alguma forma autopropagar-se. Os memes podem ser idéias ou partes de idéias, línguas, sons, desenhos, capacidades, valores estéticos e morais, ou qualquer outra coisa que possa ser aprendida facilmente e transmitida enquanto unidade autónoma. O estudo dos modelos evolutivos da transferência de informação é conhecido como memética.

Quando usado num contexto coloquial e não especializado, o termo meme pode significar apenas a transmissão de informação de uma mente para outra. Este uso aproxima o termo da analogia da 'linguagem como vírus', afastando-o do propósito original de Dawkins, que procurava definir os memescomo replicadores de comportamentos. (...)


Para quem tiver saco, Susan Blackmore explica muitíssimo bem memes, temes e genes:
E baseado nesta idéia de propagar uma idéia como se fosse um vírus, a Blogosfera RPGística Brasileira está propagando um conto colaborativo. O Dia Z é um meme disparado pelo Antônio do PopDice que visa narrar uma invasão de zumbis, pela ótica do autor. Cada pessoa 'infectada' pelo meme - ou se preferir, cada pessoa convidada à participar do meme - colabora com a sua parte.


Vamos conferir a lista de contos que fazem parte do Dia Z, publicados até agora:



Ataque em Palmas dia 6 (Pop Dices).



Mortes confirmadas, inclusive o Fabiano Neme do Vorpal (Porto Alegre).



Ataque em Santa Catarina. Relatos de uma zona controlada.



O caos atinge Curitiba. O Rocha da Matilha inicia uma resistência.



Relatos de zonas seguras em Brasília.



Elisa (João Pessoa) do Pensotopia está isolada e parece que desistiu.



Phil Souza relata que o Rio de Janeiro está descontrolado, mas há sobreviventes.



Autor do Inominattus morre, mas deixa um aviso antes de ser consumido pelo vírus.



Um relato mais completo começa a surgir no D3System.



Belo Horizonte é aniquilada por uma nuvem tóxica e alucinógena.





Um relato dos primeiros 20 dias do Holocausto em Brasília.


A primeira hora em Brasília

Confusão em Acaraú 



DZSystem é uma referência do
D3System ao Dia Z
É como se fosse uma maneira diferente de jogar RPG. Os blogueiros vão colaborando com o desenrolar da história em seus próprios blogs, e 'infecta' outra pessoa, para que ela também crie a sua aventura dentro deste cenário. Sem dúvida é algo interessante e empolgante, pois nem sempre eles se limitam à texto: Alguns possuem até vídeo ( como por exemplo, o DZSystem )!
Prestigie esta idéia e se aprofunde nesta incrível história!

Nenhum comentário:

Postar um comentário