terça-feira, 7 de agosto de 2012

Tudo o que você precisa saber sobre Zumbis



Creio que hoje, ZUMBIS estão no topo das coisas dos quais muitas pessoas possuem o maior fascínio. Portanto destacaremos abaixo algumas coisas que  observamos com os livros e filmes assistidos sobre o tema. Não se trata de um  manual de sobrevivência a um apocalipse zumbi, e sim se trataria de um manual de introdução para quem está chegando agora a esse mundo pelo sucesso da série "The Walking Dead".

Hoje muitos pensam: "Pô, mas zumbis são tão bestas, porque se encaixam no gênero terror? Está mais para comédia!"Tá certo que alguns filmes são até cômicos, mas é certo pensar que muitos já perderam noites de sono ao assistir algum dos filmes do George A. Romero entre outros.

Então, vamos partir do princípio que George A. Romero é o dono da bola quando o assunto é zumbi, porém não foi o primeiro a trabalhar o tema. 

A seguir, você vai saber também qual foi o primeiro filme de zumbi produzido e muito mais curiosidades legais!


George A. Romero:


Quando se pensa em ZUMBI logo vem a cabeça o seu nome, e poucos diretores tem uma marca tão forte como George A. Romero e os filmes de zumbi, tanto que é conhecido como "Pai de Todos os Zumbis".

Romero não é o inventor do termo "apocalipse zumbi", o registro de tal tema pode ser creditado a Richard Matheson e sua novela I Am Legend, adaptado pelo  menos três vezes para o cinema: Mortos que Matam, com Vincent Price; A Última Esperança da Terra, com Charlton Heston; e Eu sou a Lenda, com Will Smith.

Mas Romero está diretamente ligado ao dito Apocalipse, pois ele que aprimorou e acabou por torná-lo um gênero cinematográfico. Não só aprimorou como também criou muita coisa que hoje temos como regra básica para uma boa história de zumbi.

E ele não é respeitado só pelos fãs de filmes de zumbi, ele é também muito respeitado no meio cinematográfico, pois alguém que invente uma nova forma de expressar dentro de uma arte realmente merece tal respeito. Romero encontrou um filão dentro da linguagem cinematográfica e o explora em uma obra coesa e consistente, mesmo que não seja perfeita em muitos momentos, seu cinema é muito mais do que mostrar feras zumbis enlouquecidos, o que ultimamente tem se tornado o gênero, e sim uma crítica e um comentário social e político sobre uma determinada época.

Somente um longa seu, Creepshow – Show de Horrores, não tem roteiro seu (no caso ele ficou a cargo de Stephen King), e este filme não é de zumbis. É preciso lembrar que sua obra não é totalmente feita sobre filmes de zumbis. Há filmes sobre vampiros, como Martin, filmes que abordam a paranóia de uma guerra biológica, O Exército de Extermínio, além de Instinto Fatal, que mostra um atleta que fica paraplégico devido a um acidente automobilístico, e que passa a treinar um macaco geneticamente modificado a cometer pequenas vinganças.

 Os primeiros zumbis:


Muitos vão falar que o termo surgiu no Haiti, e está certo. Mas esse é o zumbi gerado de magia vodoo e fique claro que esse não é o zumbi retratado aqui. Ou sobre Bela Lugosi, também não vou falar dele.

Aqui vamos falar de zumbis comedores de miolos que todos gostamos, os mortos vivos, e quando falamos nesse tipo de zumbi temos que ligar ao apocalipse zumbi, aquele mesmo criado por Richard Matheson em Eu Sou a Lenda e depois aprimorados por Romero, então tem alguns conceitos básicos para uma boa história de zumbi:

De onde vem? Ou como surgem?

Um vírus alienígena trazido à terra por algum meteoro que caiu; um vírus criado em laboratório por humanos, que acidentalmente foi liberado; uma tentativa de causar uma guerra biológica que deu errado; contaminação por material radioativo ou químico; modificações genéticas; e muitas das vezes nem precisa de uma explicação exata de como surgiram.

Tiro na cabeça mata:


Isso devia ser regra para todo filme de zumbi. Porém no filme "A volta dos mortos-vivos" os mortos não morrem com tiro na cabeça. Como assim não morrem com tiro na cabeça? Isso mesmo, os caras decaptavam o zumbi e ficava só um corpo andando tropeçando em tudo. Então vamos combinar uma coisa, tiro na cabeça mata.

Existem possibilidades disso acontecer?

Opa, mas é claro, porque não? Afinal o homem sempre acaba ferrando com tudo, e é possível encontrar vídeos antigos de experiências ondem cientistas russos em uma experiência muito bizarra reanimam a cabeça de um cachorro.
O CDC americano também publicou um documento sobre como proceder em um possível apocalipse zumbi.

Robert Kirkman e "The Walking Dead"


A série "The Walking Dead" ou "Os Mortos-Vivos", nome que ganhou aqui no Brasil é a HQ de maior sucesso hoje no EUA e que aos poucos vem ganhando muitos fãs aqui no Brasil ainda mais depois da série.

Criada por Robert Kirkman. A história começa com o Policial Rick Grimes acordando de um coma, no começo até lembra o filme Extermínio de Danny Boyle, mas as comparações param por aí, Narrando a jornada de Rick e de outros sobreviventes, Kirkman mostra um mundo transformado no qual os poucos seres humanos restantes são forçados a se manter longe dos grandes centros, escondidos e amedrontados.

Até hoje ninguém conseguiu retratar tão bem como seria o caos gerado por um possível apocalipse zumbi como Kirkman, a construção da história é muito boa, todo o terror psicologico, conflitos, o que fazem para garantir a sobrevivência do seu grupo.

Hoje a HQ virou uma série que está atualmente indo para a 3ª temporada e é transmitida no EUA pela AMC e aqui no Brasil pela HBO.

Biologia de um Zumbi:

  • ·         Zumbis têm necessidade de carne humana.
  • ·         São conhecidos por consumir outros organismos vivos.
  • ·         Conseguem distinguir outros zumbis de humanos apenas pela visão.
  • ·         Não atacam outros zumbis a menos que seja por comida.
  • ·         Sempre frequentam lugares familiares à eles quando eram normais.
  • ·         Têm sua força elevada, sendo capazes de rasgar partes de um humano.
  • ·         Mantém alguma memória e conhecimento de suas vidas passadas.
  • ·    Um corpo morto irá reviver em algumas horas, a menos que seu cérebro seja destruído.



Curiosidades:

A revista inglesa Sight & Sound, uma das mais respeitas do ramo, ranqueou Romero como um dos dez maiores diretores de todos os tempos. Isso sempre atuando à margem da indústria e de Hollywood.
Nem mesmo Harry Potter escapou da influência zumbi, e no 6º Livro da série conhecemos os Infurius [Ou Inferi], que são humanos mortos que estão re-animados por magia negra.

Extraído e Adaptado de:  Revista Geek


Nenhum comentário:

Postar um comentário